Gurgel Motores S/A

Você se lembra do famoso carro Gurgel? No primeiro episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre a Gurgel Motores S/A, o único carro nacional até hoje produzido no Brasil. Confira tudo sobre essa grande invenção que deu certo e não esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?! 

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Qual a história por trás do carro Gurgel? 

A Gurgel Motores S/A foi fundada pelo empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. A empresa foi a única a fabricar um carro realmente nacional e que existe até os dias de hoje. O veículo era fabricado com material desenvolvido pelo Gurgel, chamado de “Plasteel”, uma combinação de plástico e fibra de vidro, o que tornava o carro muito leve, econômico e rápido.  

Tendo em vista a época em que o automóvel foi produzido, percebemos que Gurgel esteve à frente do seu tempo. Por exemplo, em junho de 1980, Gurgel já falava do carro elétrico. Mas, por outro lado, ele evitava brigar de frente com os fabricantes e em 1975 foi para Rio Claro. 

A empresa ia tão bem que participou do Salão de Genebra em 1979, um dos eventos mais importantes do mundo do segmento. Na ocasião, ela lançou o Projeto Itaipu, o primeiro carro elétrico da América Latina, que recebeu esse nome por conta da usina Itaipu, ainda em construção na época. Um dos fatores que ajudou o fechamento da Gurgel foi a abertura do mercado internacional pelo então presidente Collor. 

As internacionais acabaram concorrendo diretamente com o carro nacional. No ano de 2009, Gurgel veio a  falecer, mas ainda hoje é possível encontrar carros sendo comercializados em bom estado. Sua marca se destaca pelas peças únicas e é famosa entre os amantes da marca e colecionadores.

Qual o contexto industrial da época de fabricação do Gurgel? 

Heródoto conta que naquela época havia apenas um grupo pequeno de empresas que fabricavam carros no Brasil, algo muito próximo a um oligopólio. Como a importação de carros era praticamente impossível, já que as multinacionais exigiam do governo uma contrapartida, normalmente relacionada com o aumento dos impostos, as indústrias automobilísticas estrangeiras que se alocaram no Brasil monopolizaram o mercado brasileiro. 

Então, é nesse contexto que surge a iniciativa de um empresário brasileiro, chamado Amaral Gurgel. O seu nome endereça uma das conhecidas ruas de São Paulo, que fica localizada na parte de baixo do elevado Minhocão.  

Quando o Gurgel se dispôs a desenvolver a indústria nacional, ele quebrou fortes paradigmas da indústria. Uma delas se refere à defasagem de infraestrutura. Por exemplo, sua empresa não tinha chassi e motor. Ele possuía apenas projetos e uma fábrica de carroceria. Tanto é que a sua primeira invenção foi registrada com a patente do popular Plasteel, que era um chassi que misturava plástico e aço. 

Quais as principais invenções da Gurgel? 

Em 1969, a história muda de direção. Gurgel fabricou o seu primeiro carro, chamado Ipanema, na cidade de São Paulo. Fazendo referência à cultura brasileira, a empresa buscou trazer nos nomes de seus veículos ideias e outras referências relacionadas às tribos indígenas.

O primeiro carro era um bugre com capota de lona e produzido com plástico e reforço de fibra de vidro. Além disso, o modelo também fazia uso de componentes (suspensão e motor a ar 1.6) da Volkswagen. 

 

O modelo Xavante foi um dos principais da Gurgel, que continuou sendo muito bem comercializado até o fim da empresa. Logo após a criação, o Xavante foi visto com bons olhos pelo Exército Brasileiro, e até havia uma versão específica para as Forças Armadas. 

Já a partir de 1980 a Gurgel resolve se aventurar em mais uma nova invenção. Ele aposta no XEF, um sedã de duas portas e com três bancos dianteiros. O modelo era pequeno, não possuía muito espaço para acomodar grandes bagagens e o preço era alto. Para citar um pouco a dimensão do veículo, ele possuía 3,12 metros (um VW up! tem 3,68 m), 680 kg e mecânica do Volkswagen Brasília. 

Por volta de 1993, a empresa começa a apresentar problemas que levaram ao seu fim. A alternativa que restou para salvar a marca – e a fábrica – foi a solicitação de um empréstimo no valor de US$ 20 milhões ao Governo Brasileiro. Logo após o pedido, a Gurgel declara falência, no ano de 1994. Em resumo, a empresa conseguiu vender 40 mil carros.

Curtiu o assunto de hoje? Caso queira descobrir outros detalhes da Gurgel, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o NEH!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior