Kodak

Você se lembra daquele álbum de foto da sua família, onde na parte de trás se encontrava a palavra “Kodak”? Pois é, no décimo terceiro episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre uma das companhias americanas mais famosas no mundo da fotografia, que produz vários produtos relacionados com a sua base histórica de fotografia analógica. O conteúdo está realmente imperdível. Confira! 

Assista  também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?! 

Afinal, qual a história da Kodak? 

Fundada por George Eastman e Henry A. Strong no dia 4 de setembro de 1888, A Kodak, durante a maior parte do século XX, manteve uma posição dominante no cinema fotográfico.

A história da empresa é marcada por inovações e produtos de sucesso. A Kodak, por meio de suas produções de alta qualidade, desenvolveu milhares de produtos para as mais diversas áreas da fotografia. A empresa que possuía 90% do mercado de filmes e 85% de câmeras fotográficas nos Estados Unidos, obtendo uma presença fortíssima no mundo, atingiu seu ápice na década de 70. Nesta mesma época, ela chegou a ter 100.000 empregados e era a maior empresa do segmento de fotografia do mundo.

Já em 1975, o engenheiro da Kodak, Steve Sasson, criou o que seria a primeira câmera digital, que tirava fotos de até 0,1 megapixel. Mas o que seria uma grande invenção da empresa seria também uma grande ameaça a maior fonte de renda da empresa, o filme fotográfico. A empresa manteve o desenvolvimento da tecnologia digital, e em 1991 produziu uma câmera fotográfica de 1 megapixel e com visor digital.

Qual o principal erro da Kodak? 

Um dos pecados capitais da Kodak foi não entender a velocidade do avanço da tecnologia.

Quando a empresa criou a sua câmera digital, era evidente que essa inovação ameaçava sua principal fonte de receita. Ainda assim, a Kodak sabia também que era um caminho sem volta e uma oportunidade de explorar este novo produto. 

O que acontece é que a péssima qualidade da foto e o alto custo para se fabricar uma câmera digital, fez com que a Kodak continuasse focada no mercado tradicional de fotos. Já que naquele momento a empresa acreditava que a tecnologia de fotos digitais demoraria décadas para se tornar acessíveis e com qualidade aceitável pelo mercado.

O que aconteceu com a Kodak a partir desse momento?

O efeito KODAK começou em janeiro de 2012, quando a empresa entrou com um pedido de proteção contra falência, no Tribunal de Falências dos Estados Unidos.

Em janeiro de 2013, o Tribunal aprovou o financiamento para a Kodak sair da falência em meados do mesmo ano.

Em resposta à pandemia COVID-19, em 2020, a Kodak anunciou que começaria a produção de materiais farmacêuticos. No Site da Kodak, você pode ter acesso a informações sobre impressão, materiais avançados e químicos, consumidor (entre elas roupas e acessórios e linha retrô) e até mesmo filmes (película para cinema).

Conheça o NEH! PODCAST 

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre a Kodak, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior