Lentes Objetivas
Este artigo faz parte de um curso completo de fotografia e totalmente gratuito, desenvolvido e ministrado por Fernando Vitolo. Para ter acesso a todas as aulas, basta acessar a página e aproveitar essa grande oportunidade.
O que são lentes objetivas? Qual a melhor lente para a minha câmera fotográfica? Nesta oitava aula, vamos conversar justamente sobre esse assunto. No vídeo da aula, também é possível encontrar mais informações acerca desse mesmo tema.
O QUE É UMA LENTE OBJETIVA?
As lentes objetivas são aquelas que podem ser intercambiáveis, ou seja, você pode alternar no uso de uma ou outra, encaixando-a ou desencaixando da sua máquina fotográfica. De modo didático, assim são descritas pelo portal de ensino InfoEscola:
“Quando se trata de fotografia, falamos das lentes chamadas objetivas. A objetiva é um acessório da câmera fotográfica, são várias lentes que servem para focalização da cena, além de ser responsável pela qualidade da imagem e pela angulação. As características da objetiva interferem diretamente na qualidade da imagem, e o resultado da junção destas lentes é a distância focal que a objetiva é capaz de alcançar.”
QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA LENTE FIXA E UMA LENTE ZOOM?
A lente fixa refere-se aquela em que já existe um distanciamento padrão entre a lente e o objeto a ser fotografado. Isto é, não há permissão para se afastar ou se aproximar do assunto fotografado. Esse tipo de lente possui imagens com uma qualidade maior, já que não possui tantos vidros no seu interior.
Já a lente zoom permite que o fotógrafo altere a distância entre a máquina e o objeto, sem que necessite se locomover fisicamente. Com certeza, esse tipo de lente traz uma maior versatilidade no uso do aparelho, porém pode ser que a imagem não tenha tanta qualidade, a depender da distância, como na fotografia tirada pela lente fixa.
DE QUE AS LENTES SÃO COMPOSTAS?
Segundo site de conteúdo tecnológico digital, Techtudo:
“O que compõem uma lente pode variar de acordo com o seu tipo ou fabricante, algumas são feitas de vidro, outras de plástico e algumas até mesmo com a combinação dos dois. As de vidro são uma das melhores lentes, porque elas oferecem uma clareza muito maior, fazendo com que seja mais difícil que você tire uma foto tremida ou granulada”.
QUAIS OS TIPOS DE LENTES DISPONÍVEIS NO MERCADO?
Há uma infinidade de lentes disponíveis no mercado. As principais são as lentes chamadas “normais”, “grande angulares”, “teleobjetivas”, “lentes macro” e “olho de peixe”, “lentes zoom”, “lentes claras” e “lentes escuras”. Abaixo explicamos um pouco sobre elas.
- Lentes claras:
Geralmente, elas são chamadas de lentes “mais rápidas”. Possuem abertura de 1.4 e 2.8, capazes de tirar boas fotos em lugares com pouca iluminação.
- Lentes escuras:
Já as lentes chamadas de “escuras” são aquelas que conseguem tirar fotografias com bastante profundidade de campo – que ainda vamos estudar nas próximas aulas. Ao contrário das lentes claras, esse tipo de lente necessita de mais luz para tirar fotografias com qualidade. Normalmente, possuem abertura acima de 5.6.
- Lentes normais:
As lentes normais buscam imitar o ângulo do olho humano (não afastam, não aproximam e nem amplia ou reduz). Elas também são chamadas de média angular e 50mm. Com ela, podem ser geradas imagens de ótima qualidade e sem muita distorção.
- Lentes grande angulares:
Diferentemente das lentes normais, esse tipo de lente tem um maior ângulo de visão e descola o assunto, possibilitando uma maior captura da área fotografada. São recomendadas para ambientes onde não é possível se afastar para fazer a captura do espaço, como no caso de uma fachada de um prédio, a depender do seu tamanho.
- Lentes teleobjetivas:
Ao contrário das lentes angulares, as teleobjetivas buscam capturar detalhes de um espaço amplo. Com ela, é possível fotografar um pequeno pássaro em um galho de uma grande árvore, a lua, o rosto de um jogador de futebol em campo e tantos outros assuntos.
- Lentes macro
Também buscando fotografar detalhes, a diferença da lente macro é que não necessita de muita distância para focar no objeto a ser fotógrafo. É possível, por exemplo, que se foque em um inseto bem pequeno, em cílios humanos ou qualquer outro objeto que seja pequeno.
- Lentes olho de peixe
Com função um pouco parecida com a da grande angular, as lentes olho de peixe podem capturar grandes espaços, chegando até 180° graus. As imagens capturadas, porém, podem apresentar distorções nas bordas.
Nos próximos vídeos, veremos detalhadamente cada um destes tópicos. Não deixe de conferir e se inscrever no canal para ter acesso a todas as aulas, gratuitamente. Fique sempre por dentro das novidades!
Aula e conteúdo por Fernando Vitolo
Matéria escrita por Carlos Augusto Júnior