Live de 3h têm apenas 50 minutos de conteúdo!

A pandemia acelerou muitas coisas boas? Com certeza. Entre elas, muitos empreendedores criando e vendendo cursos online, como estratégia de escalar seus negócios e gerar autoridade e credibilidade no segmento de atuação. Mas também, nasceram zilhões de “gurus” que vendem fórmulas mágicas para você fazer dinheiro rápido e fácil.

Como esses cursos são vendidos?

Existe toda uma técnica para você vender e faturar muito com curso online. Primeiro você divulga que vai fazer uma série de lives com um conteúdo imperdível. Normalmente são 4 ou 5 lives sequenciais. Na última live, você faz a oferta e abertura do seu curso. Interessante que na oferta, o curso que é online, e já foi gravado, tem data para fechar e número limite de participantes.

“Não perca essa oportunidade. Você tem até o dia X e hora Y para adquirir o curso que vai mudar a sua vida. Número de participantes máximo de 50. Corre para garantir a sua vaga” (ou algo nesse estilo). Por que um curso gravado e online não pode ficar disponível para a pessoa comprar em outro momento e possui limite de alunos? Esse é um exemplo de dois gatilhos mentais: gatilho da escassez e o da urgência.

O que são gatilhos mentais?

De maneira simples e bem resumida, os gatilhos mentais são técnicas de persuasão de venda. Além do gatilho da escassez e da urgência, temos: da reciprocidade, prova social, prova científica, autoridade, novidade, exclusividade, entre outros.

Ética.

É ético usar gatilhos mentais? Eu não encontrei nenhum artigo ou matéria sobre esse assunto. Inclusive se você tiver mais informações a respeito, me interessa muito conhecer. Mas na minha opinião, é ético desde que usado em suas devidas proporções. Persuadir é diferente de manipular.

Fiz o teste.

Acontece que toda essa história de cursos online, começou a me incomodar um pouco pela forma que é conduzida. Então decidi participar de uma série de lives de um curso que me interessava bastante. Após a primeira live, fiquei exausto. Quase não conseguia raciocinar direito. Fiquei zonzo mesmo. 3 horas de live initerruptas.

Inclusive quando alguém perguntava no chat se iria ter uma pausa ou se já estava chegando ao fim pois estava com fome ou cansado, a resposta do “professor” era enfática: “Mermão, tá com sono? VAZA! Tá com fome? VAZA! Se você não está disposto a sacrificar algumas horas para potencializar o seu negócio, então sai fora” (ou algo similar…rsrs).

3h de live, 51 minutos de conteúdo.

Acontece que foram 5 lives com duração média de 3 horas cada. Todas começando por volta das 20h. Esse horário, a bateria de todo mundo (da maioria que trabalha), está acabando. É só perguntar para quem trabalha e estuda de noite. É um desafio e tanto. Bem… eu fiquei muito incomodado com o tempo da live, com o conteúdo em sí e o fato de eu ter ficado muito cansado.

Foi então, que tive a ideia de baixar as aulas, jogar no software de edição de vídeo e editar. Deixei apenas as partes com conteúdo mesmo. Fui tirando todos os gatilhos mentais que comentei no início desse artigo. Acontece que, de uma live de 3 horas, fiquei com um vídeo de 51 minutos. Todo o resto foram gatilhos mentais para que você compre o curso na última live. Praticamente 1/3 da primeira live foram de gatilhos mentais.

Eu queria comprar!

No domingo, lá pelas 22h30, chega o final da quinta e última live. Ainda zonzo, fiquei com muita vontade de comprar o curso. Considerei um preço alto para o curso. Chegava a quase R$4.000,00. A mão coçava para clicar e comprar. Foi então, que comecei a perguntar para alguns amigos especialistas no assunto, se o curso valia a pena. Pelas respostas, acabei desistindo e procurando (e encontrei) outras soluções.

Lavagem cerebral

Será que tudo isso não é quase uma lavagem cerebral? Você, cansado, ouvindo uma pessoa falar por 15 horas (5 lives de quase 3 horas cada), sendo que quase 1/3 é sobre como essa pessoa é boa, o quanto o curso é incrível, que vai mudar sua vida ou seu negócio, o quanto você vai ganhar de dinheiro… Não é no mínimo estranho?

Fica a reflexão

Cuidado com os gurus que trazem fórmulas mágicas para fazer muito dinheiro e de maneira rápida. Se eles possuem uma fórmula mágica de fazer dinheiro, por que estão investindo o seu tempo vendendo curso online? Atenção com os gatilhos mentais. Será que você está sendo persuadido ou manipulado?

Em tempo, compartilho um corte com o Joni Galvão, onde falávamos sobre esses gurus da internet.