Manutenção e cuidados com os equipamentos fotográficos

Este artigo faz parte de um curso completo de fotografia e totalmente gratuito, desenvolvido e ministrado por Fernando Vitolo. Para ter acesso a todas as aulas, basta acessar nossa página e aproveitar essa grande oportunidade. 

Como cuidar melhor dos seus equipamentos fotográficos? Como deve ser feita a limpeza e onde devem ser armazenados? Nesta quarta aula, vamos conversar justamente sobre esse assunto. Na vídeo da aula, também é possível encontrar mais informações acerca do mesmo tema.

PROCURE UM TÉCNICO 

Existem muitas formas de limparmos a nossa câmera fotográfica. Porém, a depender da gravidade do problema, será necessário enviá-la até um técnico especializado em manutenção de aparelhos da sua marca e modelo, para que tudo seja feito com o maior cuidado. 

Por isso, a princípio, damos esse alerta: por acaso, se sua máquina estiver com algum problema e você não tem conhecimentos suficientes para solucioná-lo, não hesite em procurar um profissional capacitado nessa área. 

RECONECTE TODOS OS DISPOSITIVOS 

Muitas vezes, o problema que estamos enfrentamos para ligar a nossa câmera pode ser uma simples falha de conexão dos dispositivos acoplados ao equipamento, tais como cartão de memória, lentes e bateria. 

Sendo assim, vale a pena desligar a sua câmera, desconectar todos eles e, em seguida, conectá-los ao seu aparelho. Desse modo, você saberá se o problema é realmente uma falha de conexão ou algo mais sério.

TOME CUIDADO AO IR À PRAIA

Ao usarmos nossa câmera fotográfica na praia, podemos enfrentar dois problemas: a maresia e a presença de grande quantidade de areia. 

No primeiro caso, a nossa câmera pode acabar absorvendo umidade e desenvolver alguns problemas de conexão. No segundo, também ocorre o armazenamento de areia no interior do aparelho. Por isso, indicamos que não seja feita a troca de lentes, estando numa praia, por exemplo. 

Mas caso a troca for necessária, é recomendado utilizar uma latinha de “dust free” (um recipiente com ar comprimido), para que seja feita a limpeza no interior da câmera. Também recomendamos o uso de lenço umedecido, em vez de álcool, e lentes UV para proteger suas lentes contra riscos. 

MANTENHA A SUA CÂMERA SEGURA PELA A ALÇA 

Uma dica de segurança que deve ser sempre posta em prática é o uso correto da alça de sua máquina fotográfica. Indicamos que ela esteja amarrada em seu braço ou que seja usada no pescoço. De modo algum, deixe a alça solta, sem nenhuma garantia de segurança contra quedas.

UTILIZE UMA BOLSA APROPRIADA PARA CÂMERAS FOTOGRÁFICAS 

É bem comum acharmos vários estilos de bolsas para guardar a nossa câmera. Mas lembre-se: deve ser uma específica para esse tipo de equipamento, com proteção contra impactos, almofadas e contra umidade. 

Além disso, é importante descartar que a bolsa não serve para guardar a sua máquina durante vários dias, meses ou anos. Pelo contrário, ela serve para que você possa transportar a sua câmera de um lugar a outro, periodicamente. Isso acontece porque essas bolsas podem acabar absorvendo umidade do ambiente, sujeiras e serem locais propícios para a proliferação de fungos e bactérias. Pense nisso!

ENTÃO, ONDE DEVO GUARDAR O MEU EQUIPAMENTO?

A maneira mais indicada para isso é armazenar a sua câmera em um armário de metal e, se possível, próximo a pequenas lâmpadas de 15 watts.

Na aula em vídeo, há uma explicação detalhada sobre esse último tópico. Não deixe de conferir e se inscrever no canal para ter acesso a todas as aulas, gratuitamente. 

Aula e conteúdo por Fernando Vitolo 

Matéria escrita por Carlos Augusto Júnior