Marketing x Marketing Digital para Pequenas Empresas
Você sabe a diferença entre marketing e marketing digital? Como o marketing pode contribuir para a sua empresa? É justamente sobre isso que vamos conversar no nosso artigo de hoje. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo.
Marketing digital existe?
A verdade é que marketing digital não existe. O que acontece é que o mercado aderiu a essa nomenclatura para se referir às ações que uma empresa desenvolve no meio online e nas redes sociais, por exemplo.
Ao pensar por esse mesmo lado, confirmamos que não existe o marketing analógico, que seria o oposto do digital, não é verdade? O que existe apenas é o marketing em si.
E o que é marketing?
Marketing na raiz da palavra é “mercado”. Então, o profissional dessa área vai estudar o produto, ou serviço, os concorrentes e qual a melhor maneira para oferecer o serviço que a empresa está se propondo a vender.
Um livro muito interessante sobre o tema e que indicamos para leitura chama-se “Marketing de A a Z”, do Philip Kotler. No site oficial da Amazon, esta é a descrição do livro:
“Philip Kotler revê, neste livro, os conceitos básicos de marketing. Inicialmente, o autor listou 80 conceitos considerados de importância crítica e num formato acessível, selecionável e digerível, refletiu sobre esses princípios básicos, revendo questões, pensando sobre novas abordagens e informações, produzindo um livro que abrange os conceitos de marketing sob uma perspectiva atual. Esse livro é indicado para profissionais de marketing ou leitores em geral que desejem atualizar seus conhecimentos sobre as ideias essenciais em marketing e conhecer o pensamento mais recente a respeito do marketing de alto desempenho”.
Qual um dos maiores erros das empresas?
Um dos erros mais comuns das empresas é contratar algum profissional de marketing como responsável pelo setor de comunicação e publicidade. Não é uma ação totalmente errada, mas acaba descartando um profissional que poderia desempenhar um papel no marketing, que fosse mais amplo, em vez de direcionar a ele apenas uma parte da atividade.
A dica seria contratar alguém especializado em comunicação e publicidade. Assim, toda a estrutura da empresa seria bem mais efetiva e especificada.
Quais são os quatro Ps do marketing?
Eles são 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing. Veja abaixo o que compete a cada um.
1) Produto
- O que o cliente quer do produto?
- Quais atributos ele precisa ter?
- Como ele será usado?
- Qual a sua aparência?
- Qual seu nome?
2) Preço
- Qual valor oferecido pelo seu produto?
- Já existem referências na área?
- O cliente é sensível ao preço?
- Como você será comparado?
3) Praça
- Onde o cliente procura pelo seu produto?
- Como você pode acessar canais de distribuição?
- Qual tipo de esforço de venda?
- Onde seus concorrentes estão?
4) Promoção
- Onde você vai anunciar o seu produto?
- Qual o melhor momento para promover?
- Qual o padrão de mercado para esse tipo de produto?
Por fim, devemos pensar nas campanhas que faremos no meio digital?
É justamente a isso que chamam de marketing digital. Ou seja, fazer campanhas no Facebook, Instagram, Google, YouTube ou qualquer outro meio digital (o que chamamos de canal no marketing).
Além disso, é importante pensar também na publicidade, que se refere à propagação do seu produto ou serviço ao seu público-alvo ou à sua persona.
Gostou do nosso artigo de hoje? Caso tenham restado dúvidas, assista ao nosso vídeo no começo deste vídeo, onde você poderá entender tudo com ainda mais detalhe.
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Entrevista por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior