Marketing x Marketing Digital para Pequenas Empresas

Você sabe a diferença entre marketing e marketing digital? Como o marketing pode contribuir para a sua empresa? É justamente sobre isso que vamos conversar no nosso artigo de hoje. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo.

Marketing digital existe? 

A verdade é que marketing digital não existe. O que acontece é que o mercado aderiu a essa nomenclatura para se referir às ações que uma empresa desenvolve no meio online e nas redes sociais, por exemplo. 

Ao pensar por esse mesmo lado, confirmamos que não existe o marketing analógico, que seria o oposto do digital, não é verdade? O que existe apenas é o marketing em si. 

E o que é marketing? 

Marketing na raiz da palavra é “mercado”. Então, o profissional dessa área vai estudar o produto, ou serviço, os concorrentes e qual a melhor maneira para oferecer o serviço que a empresa está se propondo a vender. 

Um livro muito interessante sobre o tema e que indicamos para leitura chama-se “Marketing de A a Z”, do Philip Kotler. No site oficial da Amazon, esta é a descrição do livro:

“Philip Kotler revê, neste livro, os conceitos básicos de marketing. Inicialmente, o autor listou 80 conceitos considerados de importância crítica e num formato acessível, selecionável e digerível, refletiu sobre esses princípios básicos, revendo questões, pensando sobre novas abordagens e informações, produzindo um livro que abrange os conceitos de marketing sob uma perspectiva atual. Esse livro é indicado para profissionais de marketing ou leitores em geral que desejem atualizar seus conhecimentos sobre as ideias essenciais em marketing e conhecer o pensamento mais recente a respeito do marketing de alto desempenho”.

Qual um dos maiores erros das empresas? 

Um dos erros mais comuns das empresas é contratar algum profissional de marketing como responsável pelo setor de comunicação e publicidade. Não é uma ação totalmente errada, mas acaba descartando um profissional que poderia desempenhar um papel no marketing, que fosse mais amplo, em vez de direcionar a ele apenas uma parte da atividade. 

A dica seria contratar alguém especializado em comunicação e publicidade. Assim, toda a estrutura da empresa seria bem mais efetiva e especificada.

Quais são os quatro Ps do marketing? 

Eles são 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing. Veja abaixo o que compete a cada um.

1) Produto 

  • O que o cliente quer do produto? 
  • Quais atributos ele precisa ter? 
  • Como ele será usado? 
  • Qual a sua aparência? 
  • Qual seu nome? 

2) Preço 

  • Qual valor oferecido pelo seu produto? 
  • Já existem referências na área?
  • O cliente é sensível ao preço? 
  • Como você será comparado? 

3) Praça 

  • Onde o cliente procura pelo seu produto? 
  • Como você pode acessar canais de distribuição? 
  • Qual tipo de esforço de venda? 
  • Onde seus concorrentes estão? 

4) Promoção 

  • Onde você vai anunciar o seu produto?
  • Qual o melhor momento para promover?
  • Qual o padrão de mercado para esse tipo de produto? 

Por fim, devemos pensar nas campanhas que faremos no meio digital?

É justamente a isso que chamam de marketing digital. Ou seja, fazer campanhas no Facebook, Instagram, Google, YouTube ou qualquer outro meio digital (o que chamamos de canal no marketing).

Além disso, é importante pensar também  na publicidade, que se refere à propagação do seu produto ou serviço ao seu público-alvo ou à sua persona. 

Gostou do nosso artigo de hoje? Caso tenham restado dúvidas, assista ao nosso vídeo no começo deste vídeo, onde você poderá entender tudo com ainda mais detalhe. 

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Entrevista por Fernando Vitolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior