Mc Donald´s

Dois hambúrgueres, alface, queijo molho especial, cebola, picles num pão com gergelim!

Do Mc Donald´s você lembra neh? 

Mas você sabe como surgiu o hamburguer e o restaurante fast-food mais famoso do mundo?

Como o hambúrguer chegou aos EUA?

Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da Alemanha, mais especificamente da região de Hamburgo, chegaram aos Estados Unidos, levando consigo a famosa receita do bife de carne moída.

Os primeiros americanos a consumirem o tal prato eram marinheiros e o batizaram com o nome de hamburg steak. Aos poucos ele foi ganhando popularidade e passou a ser chamado pelo nome com o qual é conhecido até hoje: Hambúrguer.

Como esse prato se tornou tão famoso?

A grande popularidade do hambúrguer aconteceu por conta da sua praticidade. No início do século XIX, a explosão industrial tomou os EUA e com isto se fazia necessário alimentos que fossem práticos, rápidos e baratos para alimentar a grande massa de trabalhadores. Nesta época já existiam os carrinhos de sorvete e até mesmo os Hot dogs, ideias que também haviam chegado no país através dos alemães.

Mas como surgiu o Mc Donald´s?

Em 1937, os irmãos Richard e Maurice McDonald abriram um pequeno drive-in na cidade de San Bernardino, na Califórna, e revolucionaram o mundo do fast-food. Como todos os outros, eles servem lanches rápidos para clientes apressados.

O drive-in era também o ponto de encontro dos adolescentes da cidade. Por causa dessa clientela, os drive-ins eram identificados como focos de confusão que afugentam as famílias.

Para mudar essa imagem, em 1948, os irmãos McDonald reformularam a loja. Sem garçonetes servindo no carro, a lanchonete perdeu parte do seu apelo para os adolescentes, mas em compensação conquistou as famílias. Logo dezenas de pequenos empresários começaram a imitar o novo conceito de lanchonete.

Em 1954, Ray Croc, um ex-vendedor de máquinas de milkshake, associou-se aos irmãos McDonald e comandou a internacionalização da companhia.

Bem… o resto da história você pode acompanhar no Filme “FOME DE PODER”.

Com a febre da rede de fast-food, foi inaugurado o primeiro McDonald ‘s em Copacabana, zona Sul do Rio de Janeiro em 1979. Antes de se espalhar por todo País, essa loja foi a única no Brasil durante dois anos, quando abriu a segunda unidade na Avenida Paulista, em São Paulo em 1981.

Qual o modelo de negócios do McDonalds?

O núcleo do modelo de negócios do McDonalds é o modelo de franquia. Mas os royalties pagos pelos franqueados e a venda de refeições em seus próprios restaurantes são apenas parte de sua renda.

O McDonald’s também é uma das maiores empresas imobiliárias do mundo. A McDonald ‘s Inc. gera receita de aluguel, royalties e taxas pagas por franqueados, bem como vendas de restaurantes operados pela empresa.

Atualmente, a empresa possui todas as terras em que seus restaurantes ficam. Grande parte da receita da empresa vem de aluguéis de franqueados. Esses aluguéis, que aumentaram 26% entre 2010 e 2015, representaram um quinto da receita final total da empresa.

Embora represente apenas cerca de 20% de sua receita total, o McDonald ‘s tem uma alta renda de aluguel, de modo que a maior parte de seus lucros vem do aluguel.

Gostou dessa matéria? Então fique ligado aqui para novos temas.

Para ter uma empresa bem sucedida é imprescindível saber se comunicar, o que exige prática e muitas tentativas para se torne algo cada vez mais natural para os profissionais. Pensando exclusivamente em melhorar a comunicação de líderes, Heródoto Barbeiro lançou o Curso COMUNICAR PARA CHEGAR LÁ e que pode ser realizado no conforto da sua casa, via internet. Nesse curso, Heródoto Barbeiro vai te ensinar o passo-a-passo para que você tenha experiências mais comunicativas e que potencializem a sua liderança, fazendo com que você alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

Em outra matéria do site, você pode aprender os passos fundamentais para você melhorar a sua comunicação, de modo prático e rápido, sem delongas.. Francamente, não é uma atividade simples e, por isso, requer bastante estudo, treinamento, disponibilidade de tempo, investimento, entre outros fatores igualmente importantes. Por isso, é preciso observar a importância de melhorar a sua comunicação no mundo corporativo, para que a sua empresa esteja cada vez mais alinhada com as expectativas do seu cliente. 

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Annelise C. Oliveira Gonzalis