Mecânicos Empreendedores
Você frequentemente se questiona como aprimorar o seu empreendimento? Como melhorar a produtividade dos seus funcionários e gerar ótimos resultados para seus clientes? Para descobrir a resposta, assista ao vídeo abaixo e conheça algumas maneiras para efetivar suas ideias com muita qualidade e disciplina. Caso prefira, leia o artigo para uma melhor compreensão do assunto.
Nesta entrevista, falo com o diretor e responsável técnico da Auto Mecânica Scopino, Pedro Luiz Scopino. A empresa fica localizada na Zona Norte da capital de São Paulo e, em 2021, completará 50 anos de atuação no mercado. Ele deixa algumas dicas muito importantes para quem quer ter sucesso no seu negócio e construir uma empresa comprometida com produtividade e eficiência de seus trabalhos.
“A Auto Mecânica Scopino começou em 1971 com meu pai. Era muito menor, em um ambiente, realmente, como você falou, de oficina tradicional, com muita sujeira, com poucos carros. Quando assumi a gestão, há mais de 20 anos, junto com minha esposa, Isabel Scopino, começamos a tratar a empresa como empresa. Talvez esse tenha sido o grande diferencial.”
Primeiramente, saiba separar o pessoal do profissional
Essa é a primeira grande dica de Scopino. Para que seu empreendimento tivesse sucesso e fosse reconhecido como um grande negócio, foi preciso entender a sua empresa como uma organização profissional, mesmo que nela também estejam sua esposa e seu filho. A partir desse entendimento, foi possível trazer seriedade ao ambiente de trabalho e obter sucessos nos resultados entregues aos seus clientes. Além disso, a atitude rompe com a falsa ideia de que auto mecânicas são sempre desorganizadas e sem credibilidade.
Defina o método de pagamento mais justo à sua empresa e aos seus funcionários
Na conversa, Scopino também lembra outro fator importante: o método de pagamento faz diferença dentro de uma empresa. Em suas viagens ao exterior, ele percebeu que muitos funcionários recebiam seus pagamentos pelo número de horas trabalhadas. A partir disso, resolveu trazer a ideia também à sua empresa, o que deu bastante certo.
“Nos Estados Unidos é comum o mecânico ganhar USD 12.00 por hora, o vendedor de peças USD 15.00 por hora. Imaginando isso, e tendo esse conceito lá fora, eu trago isso para a minha realidade. Hoje na minha oficina, todos os serviços são cobrados por hora efetivamente trabalhada.”
Padronizar processos pode ser efetivo para o seu negócio
A Auto Mecânica tem seu próprio modo de realizar agendamentos e receber os seus clientes dentro da empresa. O processo se inicia com uma acolhida e, em seguida, cada parte do trabalho, desde a realização do orçamento à testagem e entrega do carro, é meticulosamente pensada.
“Eu chamo de “Sequência do Processo”. Então, desde quando o carro chega, tem a sequência do processo de atender o cliente, oferecer o cafezinho, oferecer água, encapar o volante, colocar capa de banco, verificar se tem riscos, pegar os dados do cliente, telefone e assinatura. Quando o carro entra: quem atende o carro, quem vai testar o carro, quem vai relacionar as peças, quem vai conferir o orçamento, passar o orçamento, aprovar o orçamento, fazer a montagem, testar o carro, entregar e ainda, dependendo do caso, ser feita ainda o pós vendas. “
E para finalizar a nossa entrevista, Scopino nos conta sobre alguns prêmios que já recebeu no Brasil e também no exterior:
“Nós temos ainda alguns prêmios internos, de grandes fabricantes, que sempre estão conosco e acabamos ganhando prêmios por isso. Eu estive no ano passado em uma competição internacional na França, competindo com 43 países, onde o Brasil, eu, mais uma oficina aqui de Santos (litoral de S.P.), juntos chegamos em 3º lugar e ganhamos a medalha de bronze no mundial, chama-se COPA EURO REPAR.”
Por isso, não se acomode. O mundo está em constante transformação e você não quer que seu negócio fique para trás, não é verdade? Comece agora a sua mudança.
Conheça a Auto Mecânica Scopino
Entrevista: Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior