Mesbla S/A

Você se lembra da história da rede de lojas Mesbla e qual a importância da empresa para o setor econômico brasileiro? No segundo episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre a Mesbla S/A, uma das empresas mais antigas e inesquecíveis do Rio de Janeiro. Confira tudo sobre essa grande corporação foi fenômeno em todo o Brasil e não esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?! 

Assista  também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado.

O que foi a Mesbla? 

Sempre lembrada com muito carinho e admiração pelos cariocas, a empresa Mesbla foi uma rede brasileira de lojas de departamentos, fundada no ano de 1912. Ela se tratava de uma filial de uma empresa alocada na França.

A Mesbla, do grupo francês Mestre et Blatgé, e que recebe o nome por causa das iniciais dessa sociedade, é reconhecida como uma empresa completamente brasileira. Há quem também a chame de “a loja do Brasil”, por ter sido umas das maiores lojas de departamentos da época, nascida na primeira década do século XX no Rio de Janeiro. Desde o início, a Mesbla nunca parou de adaptar seu mix de produtos para atender as alterações de mercado.  

Qual a história da empresa? 

Tudo começou no estado do Rio de Janeiro, que à época era o polo político, econômico, industrial e artístico do Brasil. Como lembra Heródoto, o Rio era a capital do país e, por isso, quase todos os avanços industriais e a maioria das empresas estrangeiras estavam alocados na região. 

No centro da cidade, especificamente na rua da Assembleia, no prédio 83, nascia a primeira filial da empresa Mestre & Blatgé, que tinha sua sede localizada em Paris, na França. A rede era especialista em comércio de máquinas e equipamentos. 

Com o passar do tempo, a empresa foi se tornando autônoma e, depois de quatro anos, veio a ser liderada pelo francês Louis La Saigne e, em 1939, a companhia passou a se chamar Mesbla S/A. 

No início da década de 80, para sair de uma crise, foi forçada a aumentar a participação dos itens do ramo “mole” (roupas de cama, mesa, banho e moda) a fim de enfrentar a mudança da economia e reagir à chegada da C&A, uma das maiores redes de lojas do mundo

Quais as principais falhas da Mesbla no mercado? 

Já em 1980, após muitos anos no mercado, a Mesbla conseguiu se expandir à custa de estratégias ultrapassadas. Então, a partir dessa constatação, a empresa começou a investir na venda de vestuário e roupas de cama e mesa. Os produtos vendidos pela companhia, apesar de serem de diferentes setores, acabam sendo expostos lado a lado. 

Por exemplo, grande parte dos artigos de vestuário eram expostos ao lado das máquinas e dos equipamentos. Isso de algum modo refletia a desorganização da empresa não só na loja física, bem como no catálogo de produtos que não tinha uma estrutura intuitiva. 

Outro fator preponderante para o fracasso da empresa em suas vendas, trata-se das compras a fornecedores estrangeiros abarrotadas de problemas. Mal o Brasil retomou a sua diplomacia com a antiga União Soviética, a Mesbla passou a comprar, em grande quantidade, máquinas fotográficas e outros equipamentos similares para vender no Brasil.

O grande problema foi que, com o tempo, as empresas da URSS pararam de exportar produtos à Mesbla e esse fato impactou a manutenção dos artigos comercializados, já que eram de baixa qualidade. Ou seja, todos os clientes da empresa saíram insatisfeitos por não ter como consertar seus aparelhos e nem ter nenhuma assistência técnica disponível.  

Como a empresa superou a crise? 

Mesmo desorganizada na parte dos produtos, a Mesbla ainda era a empresa que mais lucrava. Ainda na década de 80, após cair da posição de primeira para terceira em seu segmento, resolve dar uma repaginada em todas as suas ações, desde melhores propagandas, melhor organização, melhor pagamento dos funcionários e melhores opções de pagamentos  para seus clientes.

Mas, logo na década de 90, a empresa começa a estocar muitos produtos e acaba ficando defasada em comparação a seus concorrentes. Em 1996, foi adquirida por  Ricardo Mansur, o mesmo que comprou o Mappin e acabou fechando em 1999.

Curtiu o assunto de hoje? Caso queira descobrir outros detalhes da Mesbla, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior