Música e empreendedorismo

Qual o verdadeiro significado de ser empreendedor? E como você pode começar a  empreender no ramo musical? Isso realmente funciona? Pensando em sanar algumas dessas dúvidas, vamos conversar com Ricardo Goedert, empresário, fundador e proprietário do Batera Clube e baterista nas horas vagas.

Para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado.

Como alinhar a música ao empreendedorismo?

Ricardo explica que empreender significa estar aberto a se reinventar no mercado e, muitas vezes, estar disposto a correr os mais variados riscos. Além disso, não basta apenas ficar imaginando como as coisas serão no futuro, ou esperar o momento certo para que elas, de fato, aconteçam. As atitudes devem ser tomadas com assertividade.

Essa realidade acima não é muito diferente no campo musical, segundo o entrevistado. Os empreendimentos só começam a existir com o pouco de recursos que se tem em mãos. Começa do básico. O início de uma ideia só inicia com os insumos básicos que você obtém para dar seguimento ao seu objetivo e, consequentemente, ser capaz de escalar o seu negócio.

Muito parecido com o que acontece em outras áreas artísticas, na música, também é preciso ir devagar e se colocar no radar das empresas. Isso acontece porque as empresas demoram muito tempo para ganhar notoriedade no mercado. Então, é preciso pensar no branding da marca, dos seus valores, objetivos e tantos outros detalhes que regem a percepção que o mercado e os seus clientes terão da sua empresa.  

Os músicos mais sucedidos são aqueles que mais sabem tocar?

Segundo Goedert, nem sempre os profissionais da música mais sucedidos são os que conhecem quase tudo sobre as técnicas. 

O que ele percebe, na maioria das vezes, é que ainda faltam elementos básicos de convivência em muitos desses profissionais, como humildade, respeito aos horários e outras habilidades comportamentais. Ele até cita algumas características comuns entre os músicos de maior sucesso:

    1. Ser humilde
    2. Não ser uma pessoa egocentrista 
    3. Apoiar o colaborativismo 
    4. Ser responsável 
    5. Ter profissionalismo
    6. Dar valor ao seu próprio trabalho

Quais seriam as atitudes mais recomendadas aos músicos?

Em primeiro lugar, é muito importante que esses profissionais estabeleçam um bom networking com a sua rede. Até se recomenda que esse músico converse com todas pessoas, seja amigável e esteja disponível e interessado em participar de possíveis atividades e contribuições.

Além do mais, o músico tem que ter um olhar bastante profissional e inovador em relação ao futuro, uma vez que muitos profissionais se tornam especialistas na sua área ao decorrer dos anos e das múltiplas experiências adquiridas. Ele pode vir a ser um consultor, trabalhar com marketing e falar sobre equipamentos e acerca de conhecimentos que possuem sobre o ofício. 

Por fim, o importante para qualquer profissional, ainda mais para quem é do ramo da arte, é saber se comunicar bem. Isso é extremamente importante!

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, não perca tempo, entre logo em contato com a Younik e conheça também os nossos trabalhos. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo.          

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior