O empreendedorismo é para todos?

Anda pensando em empreender? Mas não sabe se o empreendedorismo é para você? Por isso, este artigo tratará de algumas características gerais dos empreendedores. Caso não saiba muito sobre o assunto,  você está no lugar certo.  

Nele, veremos o que realmente é o empreendedorismo e quais são as suas vantagens. Além disso, veremos também quais são os comportamentos comuns entre quem escolheu a ação de empreender como um ato de vida. 

Por isso, para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, para ficar sempre atualizado.

A primeira pergunta a ser feita é: o empreendedorismo é para todos?

De modo franco, a resposta para essa pergunta é não. Assim como várias atividades econômicas não são destinadas a todo mundo, empreender também não é para qualquer pessoa. Isso acontece normalmente porque cada profissional tem um objetivo de vida e às vezes esse objetivo não está alinhado com o que o empreendedorismo exige.

No vídeo no início deste artigo, Vitolo conta que desde criança vendia produtos na escola e na faculdade. Ou seja, já existia um espírito empreendedor em sua vida, o que de fato contribuiu para a sua carreira empreendedora hoje. Além disso, ele buscou obter mais conhecimentos sobre quais eram os principais comportamentos empreendedores a serem seguidos.

 Qual é o perfil empreendedor?

Como é de se imaginar, cada empreendedor tem um modo particular de agir. Porém, algumas características são mais comuns entre eles. A primeira delas é estar disposto a correr riscos pela sua empresa, pelo seu empreendimento, assim como pela sua ideia e propósito de vida.

A segunda, geralmente compartilhada entre os empreendedores, é ter conhecimento da responsabilidade do seu negócio. Como qualquer outra empresa, tradicional ou não, o seu empreendimento necessitará de bastante atenção, inovação, resolução de problemas e dentre tantas outras questões pertinentes a um negócio. De algum modo, trata-se de um processo inerente ao mercado.

Obviamente, também deverá existir alguns esforços, sobretudo no que se trata do horário de trabalho. É comum que empreendedores tenham que trabalhar sábado e domingo, assim como médicos, enfermeiros e tantos outros profissionais que acabam trabalhando também aos finais de semana.

Enfim, tudo isso está relacionado com a abertura de um empreendimento. Por isso, é necessário sempre pensar e planejar bastante, antes de começar a sua empreitada neste modelo de trabalho de gerenciamento, planejamento e execução do próprio negócio.

Qual a origem do empreendedorismo?

Como já dissemos em outro artigo sobre o assunto, a palavra “empreendedora” vem do francês “entrepeneur” e se refere às pessoas que assumem riscos e começam algo novo. O termo teve origem no final do século XVII até meados do século XVIII.

Até onde se tem informação, a ideia de empreender surgiu quando comerciantes, inspirados por novas ideias e fundadores de um novo mercado, tinham contrato com os governantes para comercializar o seus produtos. Assim, estabelecia-se o empreendedorismo. Ou seja, até pelo próprio significado da palavra, podemos presumir que o empreendedorismo está muito mais para aquela pessoa que esteja disposta a acertar ou a errar, a vencer e a não vencer, mas que sempre assume os riscos, tendo em mente o seu ideal.

O que preciso para empreender? 

Além de muita vontade e disposição, o empreendedorismo possui alguns fundamentos que são básicos para a promoção e a evolução de um negócio. Dentre eles, podemos citar os mais comumente citados por empreendedores:

  • Iniciativa
  • Coragem
  • Visão
  • Firmeza
  • Decisão
  • Atitude de respeito humano
  • Capacidade de organização e direção
  • Autorrealização
  • Fortalecimento à pequena empresa
  • Aprimoramento da base tecnológica
  • Desenvolvimento

Além disso, o empreendedorismo também serve como um meio de aumentar a produtividade, fazer a economia do país progredir, gerar emprego e oportunidades para outras pessoas. Segundo o SEBRAE, o empreendedor é aquele que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes e que através de ideias criativas e da imaginação se torna uma pessoa realizada.

E agora? Você acha que nasceu para empreender? Ou crê que pode aprender novos conhecimentos sobre o empreendedorismo para ser um ótimo empreendedor? Pense bem! Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Entre agora em contato com a Younik. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior