O que é a transformação digital?

Você realmente sabe o que é a transformação digital? E como a tecnologia pode contribuir para o aprimoramento de processos da sua empresa? Neste artigo, veremos os principais tópicos relacionados à tecnologia que você precisa conhecer. 

Para ter acesso a todo conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, para ficar sempre atualizado. Lá, você sempre encontra novos vídeos, semanalmente, sobre empreendedorismo, marketing e tantos outros assuntos.

Conheça o convidado 

Luis Carlos dos Anjos é Gerente Executivo de Marketing e Canais da Locaweb – uma das pioneiras em soluções Business to Business (B2B) para transformação digital de negócios no Brasil, a Locaweb nasceu para ajudar empreendedores e negócios a desenvolverem sua presença online e prosperarem na web. Ao longo dos últimos anos, a empresa realizou importantes aquisições, fortalecendo a atuação em diversos mercados como o de e-commerce, redes sociais, recorrência, marketing cloud, hospedagem, cloud computing, pagamentos e aplicativos mobile. Luis Carlos é ainda Presidente da Abrahosting. 

O executivo considera-se uma pessoa apaixonada por marketing e tecnologia. Hoje, ele diz unir as duas coisas no seu trabalho. Ajudou a construir a história e a marca Locaweb, sempre buscando as melhores oportunidades de exposição. Entre as suas atribuições, o que mais o motiva é montar um plano de marketing, escolhendo o melhor meio para cada ação e avaliando o que essas ações geram de resultados para a companhia.  Também já participou de centenas de projetos, desde muito pequenos e sem verba, até alguns que envolvem milhões de reais.

O que é a transformação digital? 

Como nós sabemos, com o distanciamento social, com o fechamento de empresas físicas e com as consequências econômicas geradas pela COVID-19, o processo digital foi amplamente acelerado no Brasil.

Desse modo, há algo que chamamos de transformação digital e se trata do uso da tecnologia em todos os processos de uma empresa, seja na venda on-line, seja para utilizar alguns recursos ou para melhorar a sua gerência, como explica Luiz Carlos.

O Brasil ainda é um país um pouco atrasado nas transações digitais. De acordo com Anjos, essa atividade ainda estava muito aquém do que já era realizado por outros países, sobretudo antes mesmo da pandemia. Com a nova realidade, as pessoas tiveram de acelerar ainda mais no meio digital.

Basta observarmos, por exemplo, um comércio que era totalmente físico e que teve de se deslocar para o meio digital. Isso ocorreu, em grande parte, porque o comércio foi fechado, muitos consumidores não puderam sair de suas casas e o caixa da empresa não aguentou ficar tanto tempo sem movimentação. Até mesmo aqueles empresários que eram abertamente contrários ao meio digitalizado passaram a realizar suas vendas na internet.

O que levou as empresas a irem para o meio online? 

O próprio momento que estamos vivendo intensificou a migração do meio físico para o meio digital. Muitas pessoas, até mesmo avessas à web, como já citamos, tiveram de quebrar paradigmas para começar a ver que a internet também trazia retorno mercadológico. Há comerciantes que até passaram a vender mais nesse meio do que no meio físico.

De acordo com o Infomoney, o faturamento das vendas online cresceu 41% no Brasil no ano passado, em 2020. Segundo a matéria, existiram algumas principais ferramentas, estratégias e fatores que alavancaram as vendas, como o uso do smartphone como um canal de vendas, oferta de fretes grátis e compras para além da região sudeste. 

Além disso, o texto diz que as lojas de departamento de artigos esportivos foram as que mais venderam nesse período e as redes sociais foram os principais canais para o cliente encontrar lojas. 

“O faturamento do e-commerce, a compra e venda de produtos pela internet, cresceu 41% em 2020, com mais de 194 milhões de pedidos feitos por consumidores brasileiros no ano. Esse foi a maior alta percentual desde 2007. Segundo dados do estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco), as vendas somaram cerca de R$ 87,4 bilhões no período, impulsionadas pela pandemia de Covid-19.”

Quais os passos para quem deseja migrar para o meio digital? 

Na live, o executivo cita três passos que devem ser seguidos para que o empresário consiga se fazer presente no meio online. Ele ainda cita que de nada adianta apenas criar um site, uma rede social e começar a vender, achando que isso já é o suficiente. 

Entretanto, há um caminho longo a ser seguido antes disso. O empresário deve se preocupar com o planejamento, com as dores do seu consumidor, com aquilo que ele realmente deseja para solucionar o seu problema e um acesso fácil a ferramenta de compra.

Luiz diz que o caminho básico a ser seguido pelo empresário é fazer uso de três verbos: começar, melhorar e evoluir. Além disso, como mencionamos, deve-se conhecer bem o seu cliente, dar a ele uma experiência de usuário satisfatória, produzir um aplicativo ou site que seja acessível ao usuário e de fácil manuseio e, por fim, sempre pensar em um plano B para todo problema. 

Por fim, mas não menos importante, é preciso dar atenção especial ao marketing de conteúdo, do qual já tratamos aqui no site. Isto é, produzir conteúdo em formatos variados com relevância, linguagem apropriada para o seu público, consistência e sempre prezando por produtos baseados no hábito de consumo do seu cliente e no problema que ele deseja resolver.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Entre agora em contato com a Younik para conhecer os nossos serviços de Marketing de Conteúdo. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior