O que é  empreendedorismo digital?

Você sabe o que é empreendedorismo digital e qual a sua vantagem? Será que 2021 é o ano do empreendedorismo digital? Você quer ter seu próprio negócio e vê o digital como uma boa oportunidade,  mas ainda não tem ideia por onde começar? Então, esse artigo foi feito justamente para você. 

Nele, entenderemos o que é empreendedorismo digital, como começar neste modelo de negócio e algumas ideias de empreendimentos que você pode desenvolver hoje mesmo. Fernando Vitolo também explica as vantagens de ser empreendedor digital. Por isso, para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, para ficar sempre atualizado.

Como definir o empreendedorismo digital?

Basicamente, são negócios totalmente localizados e baseados no meio digital. Podemos citar os e-commerces, infoprodutos (como a comercialização de cursos), além de uma série de startups que vêm aderindo e concentrando atividades na internet. 

Hoje, mais do que nunca, observamos uma infinidade de aplicativos, sites e bancos digitais na web, possibilitando conexões, operações e atendimentos aos seus clientes de modo completamente online. Desse modo, podemos afirmar que um negócio pensado para operar na internet é uma forma de empreendedorismo digital. 

“O alto número de pessoas iniciando seus negócios digitais  somado a fatores como a profissionalização desse negócio e o investimento pesado em mídias para divulgação  nos mostra como o empreendedorismo digital está ganhando espaço em nosso país!”

Quer conhecer um exemplo de empreendedorismo digital?

Existe um jogo eletrônico que se chama Fortnite. Ele se baseia no modo multijogador online e teve sua popularidade originalmente em 2011. Segundo descrições disponíveis na Internet, o jogo foi desenvolvido pela Epic Games e lançado como diferentes modos de jogo que compartilham a mesma jogabilidade e motor gráfico de jogo.

Mas o que ele tem a ver com o empreendedorismo digital? Justamente porque se trata de um jogo online cujo modelo de negócio é digital. Sendo assim, ao considerar que os esforços no modo de operação e logística do jogo acontecem predominantemente na internet, ele é considerado como um empreendedorismo digital.

Além desse, há outro exemplo de empreendimento no meio digital. Vale destacar que a própria Younik também trabalha com a criação de infoprodutos. Para exemplificar o trabalho realizado pela empresa, a Younik possui um cliente que é consultor empresarial e um dos seus desafios é escalar a sua mão-de-obra, justamente por estar presa à sua hora de trabalho. Então, muitas vezes, quando já há um número muito grande de clientes, fica difícil fechar mais negócio já que a sua carga horária está completa.

Sendo assim, para expandir a sua mão-de-obra, uma das soluções é fazer um curso para comercializá-lo online, em alguma plataforma que hospeda vídeos e outros arquivos. A partir disso, haverá mais clientes, podendo estudar quando quiserem, sem que o consultor preocupe ou sobrecarregue o seu tempo de trabalho.

Devo começar a minha empresa no e-commerce?

Há vários tipos de possibilidades. Há empresas, por exemplo, que já possuem uma loja ou um negócio físico e decidem fazer parte também do meio digital. Algumas delas, então, permanecem em modelo híbrido, fazendo parte dos dois modelos de negócios. 

Mas, por outro lado, existem aquelas empresas que já iniciaram no meio digital. Isso,  de alguma forma, tem sido muito recorrente neste momento. Com o fechamento de muitas lojas e com o agravamento do desemprego, a internet tornou-se a ferramenta mais viável e democrática, já que se gasta muito menos para manter um negócio totalmente online.

Você já deve estar se questionando quais são as vantagens do empreendimento digital e, claro, há muitas vantagens nessa forma de negócio. 

Então, quais são as reais vantagens?

“Uma das vantagens de empreender no mundo digital é que você consegue começar um negócio investindo muito pouco dinheiro e você pode ter um retorno rápido se você começar com um bom planejamento. Os produtos e serviços comercializados no empreendedorismo digital podem ser produzidos, distribuídos e consumidos online como e-books, podcasts e cursos online, mas também existem negócios online que comercializam produtos físicos através dos e-commerce.”

Primeiro temos a facilidade de abrir um negócio na internet, sem muita burocracia, quase “do dia para a noite”. Além disso, o atendimento é ilimitado. Você pode atingir a sua rua, o seu bairro e até mesmo o país como um todo. Já pensou nisso? Pois é, não perca tempo e dê início ao seu negócio digital.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Assista ao vídeo contido neste artigo, para entender mais sobre o assunto. Se você é empreendedor e precisa de ajuda para criar o seu posicionamento e gerar relevância online, entre em contato com a Younik. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior