O que é o LinkedIn?
Você conhece o LinkedIn? Sabe como utilizá-lo? Quais os benefícios dessa rede social? Como aumentar a sua visibilidade na rede? Quantos conteúdos você deve postar por dia? Leia o artigo, assista ao vídeo e entenda mais sobre essa rede profissional poderosa, capaz de alavancar a sua carreira.
Para responder a essas perguntas, hoje o nosso papo será com a especialista em LinkedIn, Carolina Dostal. Ela atende tanto Pessoa Física (PF) como Pessoa Jurídica (PJ). Sua principal função é ajudar no upgrade (melhoria) do perfil de profissionais no LinkedIn e potencializar a sua presença nesta rede profissional.
O que é o LinkedIn?
Considerada a maior rede social profissional, o LinkedIn ocupa hoje um lugar consagrado no ranking de melhores redes sociais corporativas em todo o mundo. Criada em 2002 e lançada em 2003, por Reid Hoffman, a rede social já conta com mais de 690 milhões de usuários mundialmente.
Qual a finalidade do LinkedIn?
A principal finalidade da rede é gerar interação entre profissionais de diversas áreas e, ao mesmo tempo, conectar empresas com colaboradores, consultores e interessados. Em um contexto prático, vale ressaltar que todas as interações que você estabelece dentro do LinkedIn podem ter efeitos reais na sua carreira profissional, de modo positivo e negativo. Por isso, é tão importante conhecer bem antes de utilizá-lo.
Outra finalidade do LinkedIn é a contratação de algum serviço. Um número expressivo de profissionais de todo mundo já foi contratado por meio da plataforma. Além disso, ao disponibilizar suas informações ao público, fica permitido que empresas façam o levantamento do seu perfil e do seu currículo, inclusive contribuindo para expandir o seu networking.
O LinkedIn é um currículo online?
Um dos erros mais comuns dos novos usuários da rede social é acreditar que o LinkedIn seja apenas uma forma de currículo online. Por um lado, é fato que nele você poderá compartilhar com suas conexões as suas experiências profissionais e acadêmicas. Mas, por outro, é imprescindível entender que o LinkedIn é uma rede de interação. Faz-se necessário que o usuário esteja ativo no aplicativo, produzindo conteúdo de qualidade, compartilhando artigos e posts de outras pessoas, dando dicas sobre a sua área de atuação, dentre tantas outras formas possíveis de engajamento.
Quais formas de engajamento que existem no LinkedIn?
Como citamos anteriormente, produzir conteúdo é uma ótima maneira de movimentar o seu perfil. Isto é, o aplicativo te permite escrever e compartilhar artigos sobre assuntos que você domina e sejam interessantes para o seu público. Além disso, você também pode compartilhar as suas produções para além da própria rede, enviando para outras pessoas, em outras plataformas digitais de conteúdo.
Uma mudança que veio para ficar refere-se aos stories e enquetes. Similar aos recursos do Instagram, o LinkedIn permite que você poste stories e faça enquetes com perguntas para a sua audiência. Inclusive, nesses mesmos espaços, torna-se viável compartilhar os seus artigos para que outras pessoas possam ter acesso, além do feed de navegação. Funciona exatamente como no instagram.
O LinkedIn é uma rede segura?
Segundo Carolina Dostal, a rede é segura e já foi comparada a jornais de grande relevância e credibilidade, ao redor do mundo. A despeito disso, ainda pode ocorrer de existirem vagas que não sejam verídicas na rede. Por isso, é importante sempre pesquisar sobre a empresa, sobre os colaboradores da empresa e a fonte da informação, como seria em qualquer outra rede social.
Quantas vezes publicar na plataforma?
Como lembra a especialista, isso vai depender da organização de cada pessoa. Mas o ideal é que seja mantida uma frequência de um post por dia. Isso contribuirá para que os algoritmos levem seu conteúdo a mais pessoas e para que a sua rede não fique estagnada. Quanto mais interação, melhor será. Não esqueça também de fazer o seu planejamento de conteúdo semanal.
Quais informações devo preencher?
Preencha o máximo de informações possíveis. Os algoritmos entendem que um bom perfil é aquele com o máximo de informações preenchidas e com uso considerável de palavras-chave – algo muito importante para os usuários da rede.
Além disso, é preciso que o seu perfil responda a três perguntas básicas: quem é você, o que você faz e como pode ajudar. Ademais, você deve se atentar a alguns ajustes, como: usar um boa foto de perfil e de capa, que falem sobre a sua profissão, além do uso de palavras-chave já no perfil, com o máximo de informações preenchidas.
Em outro artigo do nosso site, Carolina Dostal deixou algumas dicas para nossos leitores sobre o uso correto do LinkedIn para empreendedores. Confira!
Espero que você tenha gostado das dicas de hoje e não se esqueça: empreenda, invista e mude a sua vida.
Entrevista por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior