O que é o media training?

Você sabe o que é media training e qual a importância desse treinamento para uma comunicação eficiente, clara, assertiva, e sem tropeços? Para entender mais sobre o assunto, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre esse treinamento neste artigo. Confira!

Se pudéssemos contar um segredo para qualquer profissional da atualidade, diríamos que a comunicação é uma das principais ferramentas para o reconhecimento, sucesso e admiração perante ao público. Por meio dela, conseguimos expressar nossas visões de mundo, manter diálogo, fazer propostas e até mesmo estancar crises ou eventuais problemas para os quais não estávamos preparados. 

Saber se comunicar e com quem está se comunicando é um dos principais objetivos do media training. Em uma cultura em que, cada vez mais, tem a mídia com um meio de informação, de conhecimento e reproduções de ideias, é de extrema importância que o presidente de uma empresa, por exemplo, saiba lidar com jornalistas, aprenda a ir bem em entrevistas e assim por diante. 

Neste caso, quando se trata de relacionamentos com a mídia, e com a imprensa de um modo geral, é preciso que o profissional passe por treinamento bem estruturado, efetivo e capaz de mudar a forma como lida diante das câmeras, com os microfones e tantos outros meios e equipamentos midiáticos. Por isso, vamos entender de uma vez por todas como o media training pode contribuir nesse processo. 

Afinal, o que é o media training? 

De forma bem simples, mídia  training nada mais é do que um treinamento de imprensa, voltado para os meios midiáticos, como a televisão, o rádio, a comunicação externa e até mesmo para discursos e apresentações públicas. Geralmente, treinamento é direcionado para os profissionais que representam alguma determinada empresa, como diretores, presidentes, CEO ou qualquer outro profissional que esteja à frente dos negócios e seja porta-voz da instituição, por exemplo.

Mas além destes profissionais, também há outras pessoas que, vindas de diferentes áreas, também possuem o interesse de treinar suas habilidades comunicacionais perante a mídia. Ao pensarmos na classe política, vemos que parlamentares ou demais representantes podem ser um dos públicos bastante necessitados de treinos. Eles constantemente precisam estar em contato com repórteres, redatores, radialistas, entrevistadores, âncoras e tantos outros profissionais da imprensa. 

Além disso, segundo o Guia Media Training para um bom relacionamento com a imprensa, produzido pelo Governo de Santa Catarina, o treinamento de mídia trata-se de uma preparação específica para o profissional que precisa relacionar-se com a imprensa. O treino é fundamental para um relacionamento produtivo com os veículos de comunicação, que intermediam o contato da instituição com a sociedade. , 

Nesse sentido, ao conhecer o funcionamento das redações, por exemplo, além do ofício do jornalista e como as notícias são produzidas, o profissional treinado se torna capacitado para lidar com as situações de crise.

O media training funciona no mundo digital? 

É claro que sim. O media training serve tanto para os meios tradicionais de comunicação, como também para novas mídias, sobretudo as digitais, quando pensamos, por exemplo, em plataformas como o YouTube, o LinkedIn, o Instagram e outras redes sociais.

Os jornalistas e os meios midiáticos estão cada vez migrando para o ambiente digitalizado. Nele, os profissionais de imprensa também encontram novas pautas para suas matérias, têm acesso a diversas fontes para entrevistas e também busca conhecer empresas e pessoas que estão, de alguma forma, provendo um trabalho que seja de interesse coletivo. Pense nisso! 

Além disso, o treinamento de mídia nos ajuda a comunicar melhor, conversar diretamente com e para o nosso público e, na internet, isso não é diferente.

Para que serve o media training? 

Um dos principais objetivos do treinamento de imprensa é aprimorar e estreitar relacionamentos dos porta-vozes das empresas com jornalistas ou qualquer outro profissional de imprensa. Saber se comunicar e se expressar bem durante as entrevistas pode ser uma das atividades trabalhadas no media training. 

Além disso, esse trabalho potencializa melhores conversas e transmissões de ideias ao decorrer de um eventos ou em encontros de relacionamento, onde o profissional treinado tenha de se pronunciar ou realizar alguma apresentação.

Quais os principais benefícios desse treinamento? 

Quanto mais preparado estiver e quanto mais conhecimento acerca do funcionamento de jornais, revistas, blogs, programas de TV, dentre outros formatos existentes na mídia, melhor será a capacidade do profissional em lidar com as situações que exijam uma boa  comunicação. 

Durante o treinamento de imprensa, por exemplo, podem ocorrer simulações de entrevistas, conferências, palestras ou situações do tipo para ajudar o porta-voz a encontrar os seus pontos de melhoria. Logo, é na prática, nas simulações e nos treinamentos que vai se consolidando uma comunicação cada vez mais robusta e propícia para as situações que, porventura, o porta-voz venha a presenciar.

Esperamos que você tenha gostado dos conteúdos e que eles tenham sido bastante úteis para a sua vida profissional. Para ter acesso a mais conteúdos, continue acessando frequentemente o site e compartilhe conhecimento e informação com outras pessoas interessadas no nosso tema. 

Para te ajudar na carreira profissional e no seu relacionamento com a mídia, confira Curso Mídia Training de Heródoto Barbeiro e realize o seu sonho de se comunicar com eficiência e ser bem visto na mídia. Não perca tempo. Corre lá! 

Conteúdo e revisão: Jornalista Heródoto Barbeiro e Fernando Vítolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior