O que é produção de locação?
No artigo de hoje, conversaremos sobre um assunto muito importante para quem gosta de audiovisual, cinema e arte: produção de locução. O nosso entrevistado será Ronei que é empreendedor neste mercado. Leia o artigo e assista ao vídeo abaixo para entender sobre essa área profissional.
Sobre o convidado
Produtor de locação na sua própria empresa, a Ronei Jr Produção de Locação e Pesquisa Fotográfica, Ronei trabalha com atendimento às produtoras: Mixer Filmes, Piccolo Filmes, ÇaVa produções, Sentimental , Boiler , Paranoid, Corazón, Hungry Man e entre outras.
Também atua na pesquisa e produção de locações para publicidade, branded content, cenas para documentários, filmes ou de novelas, vídeo clips, fotos publicitárias ou documentais. Também acompanha o set, cuida das negociações, elaboração de contratos, permissões e taxas públicas para autorizações, estudo de luz e desenvolvimento de roteiro , com base na sugestão de locações.
Ronei já realizou produções para VW, Coca Cola, Samsung, GM, Claro, moto Honda, Posto Ipiranga, entre outras. Nesta pandemia, está seguindo todos os protocolos de segurança e de higiene para a locação, para a equipe e para eventuais clientes.
O que é uma produção de locação?
Como lembra Ronei, em qualquer produção audiovisual e artística, é importante que tenhamos um estúdio para desempenhar todo o trabalho. Porém, nem sempre somente um estúdio de filmagem é suficiente. Já a locução tem a capacidade de dar uma realidade à produção e surge como uma ferramenta aliada à direção de arte e geração de um conteúdo adequado para o que o seu cliente deseja.
Ele também explica que a pesquisa que envolve a locação é algo muito mais amplo. Inicia, por exemplo, quando a direção de arte de uma determinada empresa deseja criar alguma simulação para a sua publicidade e muitas vezes não sabe como dar prosseguimento a isso. A partir desse momento, entra todo suporte que citamos no parágrafo acima.
Dê um exemplo de alguma contribuição possível para produções
“A gente consegue ir atrás de muita coisa porque damos uma base geográfica muito real, para que aquela história seja verdadeira. Você não vai mentir para o seu cliente. Vai ser algo fidedigno. Poderíamos construir uma cena em uma esquina que remete aos anos 30 na Inglaterra; uma avenida ultramoderna, do futuro milênio, uma praia deserta, uma fazenda que tem um pôr do sol”.
Como você lida com a questão ética no seu trabalho?
Ronei diz que todo seu trabalho demanda muitas questões e ele sempre preza pela ética:
“Você tem que estabelecer uma relação de confiança muito grande, uma diplomacia enorme. Isso faz parte do DNA do produtor. Quando eu chego em sua casa e digo que estou procurando por uma casa para fazer uma publicidade e digo que sua cozinha será um lugar genial para a produção… mas para realizá-la, eu terei que encher sua casa de pessoas e as ruas cheias de carro. Mas, para isso, nós estabelecemos um contrato que te protege, um cachê que ameniza a consciência, uma equipe de seguranças e comunicação prévia com os vizinhos sobre a produção”.
Existe um processo de pós-produção?
“Quando chega ao final da nossa entrevista, a gente faz um levantamento de despesas: como manutenção ou questões até mesmo de limpeza. Por isso, a importância de a locução fazer parte de todo o processo de produção. Essa função é essencial para rever a questão financeira da produtora, mas também o seu relacionamento na locação”.
Além disso, na nossa conversa, Ronei também nos conta alguns cases de locação, muito interessantes e que fizeram parte da sua evolução profissional. Por isso, não perca tempo e tenha acesso também ao nosso vídeo completo, no início deste artigo, para assistir à entrevista completa.
Gostou da nossa entrevista de hoje? Muito legal o trabalho do nosso entrevistado, não é verdade? E não se esqueça: Empreenda, invista e mude a sua vida.
Entrevista por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior