O que é utilizado para capacitar executivos e porta vozes a se relacionarem com a imprensa?
Como funciona o treinamento de comunicação com a mídia? O que aprendemos durante o media training? Caso você também tenha feito as mesmas perguntas, te convidamos para conferir este artigo, completo e feito exclusivamente para você. Tenha uma boa leitura!
A grande verdade que engloba o conteúdo deste artigo é que ninguém nasce sabendo se comunicar perfeitamente com os meios de comunicação e, até mesmo nas atividades mais simples do nosso dia a dia, ainda não sabemos nos comunicar como deveríamos.
Por isso, se faz tão importante o aprimoramento comunicativo para quem quer manter relações efetivas com a mídia.
Logo abaixo, descubra os pontos mais importantes que serão trabalhados durante o media training. Vamos lá!
Compreensão e respeito à imprensa
Como aqui tratamos diretamente sobre o relacionamento com a imprensa, é preciso ter muita calma e expressar uma postura de respeito em relação aos jornais, revistas e outros meios de comunicação.
Ser arrogante com um jornalista, por exemplo, em nada ajudará no andamento de uma matéria. Além do trabalho realizado por esse profissional, devemos ter em mente que um jornal é composto por posições hierárquicas e, muitas vezes, podem ser tomadas outras decisões quanto ao que será publicado.
Além disso, o respeito diante da mídia também se faz necessário ao considerar as diferentes opiniões e visões compartilhadas sobre um determinado assunto. Isso porque cada veículo assume a sua linha editorial e tende a se dedicar à cobertura dos assuntos e áreas que considera mais relevantes.
Simplicidade e clareza
Outro ponto relevante durante o media training é a busca constante por simplicidade e clareza ao se comunicar. De nada adianta entendermos sobre um assunto complexo e não sabermos simplificar a quem nos assiste, ouve ou lê para que o conteúdo seja bem compreendido.
Por isso, todo porta-voz deve ser claro em sua mensagem, o que não significa dizer que necessite empobrecer o discurso. Na verdade, a intenção é outra. O principal objetivo é se comunicar de maneira eficiente por meio de uma linguagem clara, acessível a nossa audiência e, claro, que seja também compreensível.
Imagine que um engenheiro é convidado por um telejornal para falar sobre a queda de uma ponte, mas ele não é nada acostumado com esse tipo de exposição e suas explicações, até mesmo com colegas de trabalho, são sempre complexas.
Provavelmente, o que vai acontecer é que diante das câmeras o profissional também agirá da mesma forma, utilizando termos técnicos e palavras que sejam de difícil assimilação para quem o assiste em casa.
Neste caso, o media training contribuiria não somente para a simplificação da mensagem, mas também para uma linguagem mais clara. De algum modo, essas mudanças vão fazer com que seja a mensagem e seu emissor seja sempre lembrada por quem o assistiu.
Especificidades do meio digital
No processo de media training, os porta-vozes e demais categorias de participantes também têm acesso às características de exposição em cada tipo de mídia. Pensemos, por exemplo, no uso das redes sociais. Falar em uma entrevista na televisão é bem diferente de participar de uma live no Instagram, não é verdade?
Além dos termos e habilidades técnicas, a TV normalmente exige um pouco mais de formalidade, a depender do assunto, enquanto o Instagram a formalidade poderia ser mantida parcialmente, já que normalmente se trata de uma ambiente mais aberto e que permite diversos tipos de linguagens.
Capacidade de improviso e argumentação
Assim como tudo na vida, improvisar é uma arte. Em várias situações, teremos de usar a improvisação como um meio de estabelecer relações e sentidos, sobretudo quando pensamos no tipo de trabalho realizado pela imprensa.
Como os nossos dias são sempre corridos e nossa agenda minuciosamente planejada, pode acontecer de sermos pegos de surpresa para tratar de um assunto. No caso de um acontecimento que tenha acabado de ter acontecido, como a queda de um prédio antigo no centro de São Paulo, o secretário de obras da cidade será uma das principais fontes procuradas no exato momento em que a notícia estiver sendo construída.
Nesse caso, nos veremos diante da falta de tempo e não teremos muito tempo para pensar em como vamos nos comunicar e em como a nossa mensagem será repassada ao público. Por isso, é importante treinar a improvisação e a capacidade de argumentar em diferentes ocasiões. Além de claro, acionar a sua assessoria de imprensa para lhe auxiliar em todo esse processo.
Bem, chegamos ao fim, e, nesta matéria, você teve acesso a apenas algumas técnicas e procedimentos que são base do media training, mas além delas há várias outras igualmente importantes. E para te ajudar ainda mais na sua carreira profissional e no seu relacionamento com a mídia, confira o Curso Mídia Training de Heródoto Barbeiro e realize o seu sonho de se comunicar com eficiência e ser bem visto na mídia. Não perca tempo. Corre lá!
Esperamos que você tenha gostado dos conteúdos e que eles tenham sido bastante úteis para a sua vida profissional. Para ter acesso a mais conteúdos, continue acessando frequentemente o site e compartilhe conhecimento e informação com outras pessoas interessadas no nosso tema.
Conteúdo e revisão: Jornalista Heródoto Barbeiro e Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior