O retorno do skate de dedo? Skate fingerboards

Você sabe o que é “fingerboard”? Sabia que se trata de um hobby levado muito a sério por uma legião de brasileiros? Para entendermos de uma vez por todas sobre o assunto, hoje vamos conversar com Thiago Ferreira, que é apaixonado por skate e criador da Inove Fingerboards. 

Para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado.

Conheça a Inove Fingerboard

A Inove Fingerboard é uma empresa que produz skate de dedos profissionais e outros objetos correlacionados, como obstáculos, parafusos, cones, cavaletes, todos fabricados em miniatura e em altíssima qualidade. 

A empresa possui uma sede na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo e possui forte presença na internet. A loja faz entrega para todos os estados e cidades do país e até mesmo internacionalmente. Para conhecer os produtos e fazer o seu pedido, basta acessar o site oficial da Inove Fingerboard. 

Quando você decidiu fabricar os skates de dedo? 

O CEO da empresa, Thiago Ferreira, conta que sempre buscou contribuir com o trabalho da sua família em uma empresa própria de fundição de alumínio e bronze. A produção normalmente consistia nos reparos de decoração de imóveis, o que permitiu a Tiago a ter acesso às ferramentas utilizadas no ofício familiar. 

Com muita curiosidade e por gostar muito de skate, ele começou a pesquisar como eram produzidas as tábuas de produto esportivo. Na internet, o empresário descobriu que os “fingerboards” eram fabricados do mesmo modo que os skates de verdade, com a sobreposição de camadas de madeira prensadas com resina e finalizadas com um acabamento especial. 

Ele conta que no início tudo era feito por puro hobby, mas depois passou a apostar nas comunidades do Orkut, criando um perfil próprio da marca e adicionando possíveis consumidores que já faziam parte da rede social. Com ajuda de um rapaz do Sul do Brasil, Thiago foi adicionado a um fórum colaborativo de fingerboards na internet e também recebeu ajuda para a criação do primeiro site da empresa, o que levou o empresário a adentrar o mercado.

Qual a diferença entre o skate de dedo profissional e o “amador”?

Ele conta que a principal diferença entre os dois modelos é o material e a alta qualidade do skate de dedo. O fingerboard profissional possui um shape de madeira, rolamento nas rodas e realiza alguns movimentos de um skate real. Além disso, existe também um sentimento de seriedade por parte do consumidor de um skate de dedo profissional. Ele não o vê apenas como um brinquedo ou uma decoração, mas como um hobby, como uma atividade séria e algo em que realmente vale muito a pena investir.

Já o modelo de plástico, que aqui denominamos “amador”, pode ser entendido como um  brinquedo ou um produto decorativo. É justamente por isso que eles são mais facilmente encontrados em lojas de brinquedos, e não em uma empresa unicamente especializada em sua produção. 

Qual o público-consumidor da sua empresa? 

Thiago conta que a faixa-etária dos seus consumidores varia bastante, indo desde os três anos de idade até mais de 40 anos. Porém, ele lembra que quando se trata de criança é preciso ter uma atenção especial. Normalmente, o pai ou a mãe realiza a compra de um fingerboard para os seus filhos quando eles, desde criança, já possuem algum tipo de contato com skate. A criança, então, verá o produto como um hobby e uma atividade a ser levada a sério. 

Já os adultos realizam compras com a intenção de colecionar skates de dedo ou até mesmo para praticar o esporte com as miniaturas. Por fim, Thiago reforça que a sua empresa realiza entregas para todo o Brasil e também para outros países. Caso tenha ficado interessado, acesse o site da empresa no início deste artigo para realizar o seu pedido. 

Gostou da ideia de ter um skate de dedo? Já tinha pensado nessa possibilidade e em como o mercado no Brasil está crescendo? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Entre também  em contato com a Younik. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo.          

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior