Obturador
Este artigo faz parte de um curso completo de fotografia e totalmente gratuito, desenvolvido e ministrado por Fernando Vitolo. Para ter acesso a todas as aulas, basta acessar a página e aproveitar essa grande oportunidade.
Você sabe o que é o obturador? Como ajustá-lo e o seu efeito para as fotografias? Nesta décima segunda aula, vamos conversar justamente sobre esse assunto. No vídeo no começo do artigo, também é possível encontrar mais informações acerca desse mesmo tema.
O QUE É O OBTURADOR?
O obturador de uma câmera fotográfica assemelha-se muito a uma cortina, que abre e fecha, expondo o sensor do equipamento à incidência de luz.
Por isso, não é tão difícil entender que quanto maior for o tempo de exposição, maior será a entrada de luminosidade a ser processada. Desse modo, a velocidade do obturador poderá variar entre 30 minutos (no modo Bulb) a 1/8000 de exposição. Esse último valor se refere a aproximadamente 75.000 mil milésimos de segundo.
QUAL A MELHOR VELOCIDADE A SER ESCOLHIDA PARA A MINHA FOTOGRAFIA?
Tudo dependerá da quantidade de luz disponível no ambiente a ser fotografado, qual linguagem será utilizada pelo fotógrafo (congelar o assunto principal ou deixar rastros) e sobretudo quais foram os outros ajustes de ISO e diafragma realizados pelo profissional, já que esses elementos trabalham juntos para se obter a fotografia.
De modo didático, um artigo do Google Sites explica que:
“Para entender melhor: a velocidade do obturador nada mais é do que o tempo em que o obturador fica aberto, como se fosse a pálpebra do olho. Esse tempo de velocidade é medida em segundos ou frações de segundos e obedece uma sequência determinada, comum em todas as câmeras fotográficas, analógicas ou digitais. Estes números indicam o tempo que o obturador fica aberto. A velocidade do obturador deve ser regulada de acordo com a disponibilidade de luz no ambiente e com o tipo de assunto que será fotografado, iluminando mais ou menos o sensor da câmera ou o filme.”
O QUE É O MODO BULB E QUAL A SUA FUNÇÃO NA FOTOGRAFIA?
O modo bulb se trata de uma opção, disponível em algumas câmeras do mercado, que permite fazer fotografias de longa exposição, com até 30 minutos de processamento. Geralmente, as câmera DSLRs e Mirrorless possuem essa função.
De todo modo, aconselhamos que seja feita uma pesquisa sobre a existência dessa funcionalidade no manual de usuário do aparelho e, além disso, que seja feita uma consulta com o fabricante sobre o tempo de exposição recomendado no modo bulb, uma vez que quanto mais tempo levar para realizar a fotografia, maior será o esforço do processador para captar a entrada de luz. Em alguns casos, as câmeras podem até queimar.
QUAIS OUTROS EFEITOS SÃO POSSÍVEIS REALIZAR ALTERANDO A VELOCIDADE DO OBTURADOR?
Não só a partir do tempo de exposição, mas também com determinados ajustes de ISO, diafragma e outras funções, é possível que o fotógrafo crie vários efeitos em sua fotografia, dentre eles estão o panning, zooming, fundo desfocado, entre outros. A partir dessas técnicas, há a possibilidade de tirar fotos mais criativas e interessantes.
Um dos efeitos que está diretamente ligado ao tempo de exposição da sua câmera trata-se do light painting. Na vídeo-aula, disponibilizada no início deste artigo, também é explicado o processo criativo desses efeitos. Segundo artigo do Techblog:
“Como o nome já diz, Light Painting significa “Pintar com a Luz”. Em um ambiente totalmente escuro ou com pouca iluminação, perto da escuridão, e usando uma câmera que possua o modo de longa exposição fixa em um tripé, o fotógrafo usa diferentes fontes de luz como se fossem pincéis. Podem-se usar lâmpadas ou lanternas comuns para “pintar” a cena.”
Assista ao vídeo desta aula quantas vezes forem necessárias e tenha acesso a várias técnicas que demandam muita prática, como, por exemplo, como é possível deixar o assunto principal da sua foto nítido e desfocar o seu fundo – um efeito muito legal para utilizar em suas produções. Por isso, não deixe de conferir e se inscrever no canal para ter acesso a todas as aulas, gratuitamente. Fique sempre por dentro das novidades!
Aula e conteúdo por Fernando Vitolo
Matéria escrita por Carlos Augusto Júnior