Os 3 piores erros do empreendedor

Empreender é sempre um desafio. É necessário foco, disposição, mente aberta e contínuo estudo para levar o negócio adiante. Ao mesmo tempo, empreender também é uma atividade que gera grande satisfação pessoal e profissional e para que o empreendimento cresça dia após dia, é imprescindível a revisão de algumas atitudes. 

Por isso, no artigo de hoje, entenderemos quais são os três principais erros que dificultam o avanço e o sucesso de qualquer negócio. Se você também é empreendedor, com certeza se identificará com as questões que discutiremos a seguir. Para ter acesso a todo o conteúdo da nossa conversa, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, para ficar sempre atualizado.

  • Enxergar o seu negócio como um emprego

O primeiro grande erro de quem empreende é acreditar que o seu negócio é o seu emprego. Isso significa enxergar o empreendedorismo como uma maneira de sobrevivência, quando, na verdade, gerenciar um negócio próprio está além de possuir um emprego ou um mero salário ao final do mês. 

Qualquer empreendimento demandará um rol de esforços, como, por exemplo, participar da parte gerencial e administrativa da empresa, buscando por investimentos, pela contratação de colaboradores capacitados, questões de logísticas, dentre tantas outras funções necessárias. 

O principal problema é que, ao entender o negócio como um emprego, torna-se mais hesitante fazer investimentos, já que isso acarretará em despesas. Porém, o empreendedor focado no avanço do seu negócio compreenderá a importância de se investir continuamente não só em questões tecnológicas ou de qualquer outra ordem de produto, mas também em capital humano, possibilitando aos seus colaboradores oportunidades de crescimento intelectual, capacitação técnica, dentre tantas outras formas de promoção do conhecimento. 

Por outro lado, o bom empreendedor também evitará o acúmulo de tarefas sob sua responsabilidade. Ele, por exemplo, dispensará primeiramente aquelas atribuições que não são da sua área de atuação e as deixará sob comando de pessoas especialistas naquela atividade. De algum modo, ações como essas possibilitam que o empreendedor foque na parte de gerência da sua empresa, lidando com problemas que tenham a ver como o seu negócio propriamente dito e não com atividades que podem ser terceirizadas a outros profissionais ou empresas. 

A partir dessa atitude de demandar tarefas a outros profissionais, também haverá como resultado a ajuda a outras pessoas, que podem conjuntamente contribuir para o crescimento da sua empresa. Esses colaboradores, com certeza, precisarão ser ouvidos com atenção recorrentemente, sempre passando pelo caminho da empatia, responsabilidade e respeito no ambiente de trabalho. 

Além disso, ser transparente e trabalhar de modo profissional podem ser ações a ser desempenhadas comumente com a sua equipe de profissionais. Como sugere o portal do Sebrae, em uma matéria sobre o investimento em pessoas:

“A equipe de colaboradores deve funcionar como uma orquestra. Se alguém desafinar, coloca em risco todo o concerto. É importante que você procure enfatizar o trabalho do grupo e relações saudáveis entre seus componentes.”

  • Não investir em conhecimento 

O segundo erro que leva à estagnação de um negócio se trata de não investir em conhecimento. Muitas pessoas acreditam que para ser um bom empreendedor, não se faz tão necessário estudar, planejar e se atualizar frente às mudanças mercadológicas. Para alguns, basta que o empreendedor tenha inteligência, sorte e habilidades naturais para ter sucesso no mundo dos negócios. 

Mas saindo do mundo de faz de contas, para que alguém se torne referência de empreendedorismo, é mais que imprescindível que haja muito estudo sobre negócios, sobre economia, gestão de empresas, de pessoas e reflexões acerca do trabalho. Certamente, com uma quantidade cada vez maior e diversificada de ideias, será possível se destacar no mercado e aprimorar as relações da sua empresa. 

Além disso, não basta investir apenas em conhecimento próprio. Lembre-se de que uma empresa é formada por um conjunto de pessoas, que devem igualmente levar o seu negócio adiante. Por isso, invista em capacitação frequente dos seus colaboradores, dando a oportunidade de realizar cursos de idiomas, por exemplo. Com o avanço da internet, nos dias de hoje, existem cursos, palestras e capacitações online, que podem ser ajustadas de acordo com a rotina de cada funcionário. 

Dedicar-se à leitura de títulos que te façam sair da zona de conforto também é uma atividade interessante de ser realizada. Imagina que você não entenda nada de marketing, mas tenha curiosidade. Então, seria valioso separar algumas obras básicas que tratem do assunto, de modo a abarcar com frequência insights e ensinamentos de um conjunto variado de formações, que na totalidade contribuirão para a sua empresa. 

Na web, também há a disponibilidade de e-books diversificados, alguns até mesmo totalmente gratuitos e fáceis de baixar. 

  • Fazer competência que não é a sua

Como antecipamos nos parágrafos acima, o empreendedor não deve desempenhar atividades que não sejam suas. Em vez disso, é mais viável que se invista em profissionais ou empresas especializadas naquele determinado setor. Imagine-se necessitando analisar as métricas das campanhas de marketing do seu negócio, por exemplo. Porém, você não entende quase nada do assunto. Pense, portanto, na quantidade de tempo que será gasta para aprender e pôr em prática esses conhecimentos. 

Isso demandará muita energia e tempo de trabalho, que poderiam estar sendo direcionados para o lado mais administrativo da sua empresa. Por isso, seria muito mais viável financeiramente contratar um analista de marketing, para desempenhar o trabalho. Isso porque se trataria de uma pessoa capacitada, que passou anos estudando sobre o assunto e trabalhando na área. De fato, ele saberá, a partir de técnicas e conhecimentos empíricos, realizar o melhor trabalho possível com o marketing da sua empresa. 

Além de profissionais como freelancers, existem também empresas especializadas em outras áreas importantes (as chamadas call center, por exemplo). Essas empresas consistem na resolução de problemas de um consumidor ou empresa, que esteja com dificuldade na efetivação de certas atividades em determinadas áreas. 

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Assista ao vídeo contido neste artigo, para entender mais sobre o assunto. Se você é empreendedor e precisa de ajuda para criar o seu posicionamento e gerar relevância online, entre em contato com a Younik. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Entrevista por Fernando Vitolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior