Páginas Amarelas
Você já utilizou as páginas amarelas, para consultar o telefone de alguma empresa ou encontrar mais informações sobre ela? No nono episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre uma das mais famosas páginas amarelas do mundo, que existem desde 1883 e foram bastante úteis quando celular ainda era algo inconcebível. O conteúdo está realmente imperdível. Confira!
Assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!
Afinal, o que são as Páginas Amarelas?
A lista telefônica impressa de empresas e serviços, antigamente, era conhecida em todo o mundo como Páginas Amarelas, justamente pela cor amarelada do diretório comercial.
Em diferentes países do mundo, o documento ganhou um nome diferente, mas sempre mantendo o sentido de páginas amarelas. Em espanhol, a lista se chamava “Páginas Amarillas”, já em inglês era conhecida internacionalmente como “Yellow Pages”. Em alemão, a lista ganha o nome de “Gelbe Seiten” e em francês “Pages jaunes”.
Onde elas surgiram?
As páginas Amarelas estiveram presentes no cotidiano das pessoas em vários países. É como se entendêssemos o Google como a página amarela de antigamente, onde íamos consultar números telefônicos de empresas, propagandas, dentre outras informações. Tudo em um só lugar.
Segundo os registros que se tem sobre as listas, o nome e o conceito Yellow Pages surgiram no ano de 1883, quando Dom Pedro II ainda era imperador do Brasil e a escravidão ainda fazia parte da sociedade brasileira.
Em 1886, o norte-americano Reuben H. Donnelley publicou oficialmente as primeiras Páginas Amarelas. Já em terras brasileiras, as páginas começaram a ser editadas por várias editoras, conforme a região e a operadora de telefonia.
As primeiras Páginas Amarelas do Brasil foram editadas em 1947 pela Listas Telefônicas Brasileiras S.A. (LTB) para a Companhia Telefônica Brasileira. O negócio das listas impressas entrou em declínio com a popularização da internet, com o advento e massificação dos aparelhos celulares. Até que na década de 2000, foi decretada a falência do Grupo Gilberto Huber. A marca Páginas Amarelas passou a ser usada no Brasil pelo Grupo Ediguias.
Na Europa, especificamente em Portugal, as Páginas Amarelas impressas foram editadas pela Páginas Amarelas S.A., uma empresa que iniciou a sua atividade em 1959, sendo o agente exclusivo da Portugal Telecom para a edição das listas telefônicas.
Ainda existem Páginas Amarelas hoje?
No dias de hoje, as Páginas Amarelas estão concentradas na área do marketing online, ao disponibilizar aos seus clientes e potenciais consumidores ofertas que incluem a criação e otimização de sites – SEO, a publicidade nos motores de busca Google e Sapo – SEA, bem como banners nos sites de maior utilização – Display.
Conheça o NEH! PODCAST
O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre as Páginas Amarelas, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida.
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior