Panair
Você já ouviu falar no Panair? Ela é conhecida como a companhia aérea que ensinou o Brasil a voar. Imagina por quê? Caso ainda não saiba a resposta, confira esse artigo para conhecer um pouco mais sobre a história dessa empresa. O conteúdo está realmente imperdível. Boa leitura!
Assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!
A Panair tem papel fundamental na indústria aeronáutica brasileira. A empresa fez contribuições inigualáveis ao desenvolvimento da aviação comercial no Brasil e ao próprio país.
Por isso, é tão importante ficar por dentro da história da Panair e da relevância da empresa para o sistema de aviação econômico do Brasil.
Qual a história da Panair?
Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a Panair do Brasil trata-se de uma das maiores empresas aéreas brasileiras do século XX. A companhia foi criada no dia 22 de outubro de 1929, pelo comodante Ralph Ambrose O’Neill.
A empresa só veio a perder espaço no mercado aviário nos anos 50, devido à amplificação da Varig e da Real. Alguns anos antes, em 1929, as ações da empresa passaram a ser totalmente nacionais, já que os investidores do exterior desistiram de ceder mais capital à empresa. Em 1948, todo o investimento veio a ser apenas brasileiro.
A Panair estava sob pressão para se tornar totalmente nacionalizada no final da década de 1950. A Varig tentou se envolver na aquisição de parte da empresa por um grupo de representantes indiretos, conforme atas de assembleias registradas no Diário Oficial, mas acabou nas mãos do grande empresário Celso da Rocha Miranda, o maior segurador da América do Sul.
Em 1964, as duas empresas dos acionistas da Panair começaram a ser submetidas à intervenção governamental.
Qual a importância dessa empresa para o Brasil?
Por quase duas décadas, a Panair foi a empresa a servir o Brasil com segurança, eficiência, qualidade e idealismo. Durante todo esse tempo, foi a primeira empresa de aviação a abrir algumas das primeiras linhas de integração nacional, aproximando todos os brasileiros – chegamos a ter a mais extensa malha de rotas domésticas do mundo.
Os voos regulares, sucesso na época, foram capazes de ligar pela primeira vez os brasileiros a outros quatro continentes. Além disso, a corporação ocupou os equipamentos mais modernos e confiáveis da época.
Outro dado importante é que a empresa possuía uma rede inigualável de telecomunicações aeronáuticas e estações de meteorologia, além de aeroportos e aeródromos. Foi nesse momento que criou-se o mais avançado parque de revisão de motores do Hemisfério Sul.
O que acontece com a Panair no Governo Militar?
Durante a Ditadura Militar de 64 no Brasil, a empresa teve que encerrar suas operações aéreas. O fechamento aconteceu, de fato, no dia 10 de fevereiro de 1965, devido a um despacho do governo militar, que suspendeu suas linhas.
Como é contado historicamente, a decisão pela suspensão tratou-se de uma alternativa técnica criada pela ditadura. Neste sentido, as operações seriam, portanto, paralisadas. Mas apenas em 1969, o Governo Militar Brasileiro impediu que as aeronaves da Panair continuassem a operar no sistema aéreo.
Naquele mesmo tempo, a companhia foi arrendada. Essa ação, de algum modo, levou a empresa à falência. Algum tempo depois, a Panair entrou com pedido na Justiça, se disponibilizando a quitar todas as dívidas restantes.
Pouco tempo depois, o governo Costa e Silva instalou o Decreto-lei 669. Essa lei proibia as empresas de aviação de impetrar concordata, o que a Panair tinha feito juridicamente.
A falência imposta só foi levantada em 1995. A empresa voltou a existir juridicamente e até hoje administra seu patrimônio remanescente. Há somente 2 anos, exatamente em setembro de 2020, a Panair anunciou oficialmente a reativação de sua marca.
A empresa lançou um site institucional e tem projetos de licenciamento do seu nome em produtos e pretende apoiar causas ligadas a direitos civis e humanos, sem planos de voltar a operar no setor de aviação comercial.
Conheça o NEH! PODCAST
O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre a Panair basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior