Petrobrás

No vigésimo episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre a Petrobrás, uma das maiores empresas de capital aberto do país, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, sendo, portanto, uma empresa controlada pelo Estado e de economia mista. Confira o conteúdo para conhecer um pouco mais sobre a história dessa empresa. O conteúdo está realmente imperdível. Boa leitura! 

Assista  também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?! 

Qual a história da Petrobrás?

Basta acessar o site oficial da Petrobrás e ler a autodescrição da empresa. Ela se autodefine como uma empresa movida pelo desafio de prover energia que assegure a prosperidade de forma ética, segura e competitiva. E realmente, desde a sua história, como conta o jornalista Heródoto Barbeiro, ela tem sido uma empresa de grande confiança mundo afora, apesar das crises pelas quais já passou no mundo político, por exemplo.  

Mas para quem não sabe a história da Petrobrás, ela é uma empresa que faz parte da história do Brasil e da democracia brasileira. Heródoto explica que a Petrobrás, reconhecida como a maior petrolífera do Brasil, foi fundada em 1953, pelo presidente Getúlio Vargas. A criação da empresa está diretamente conectada com o processo de desenvolvimento da industrialização brasileira, e sua história é marcada por grandes investimentos, tanto estrangeiros como nacionais, no setor de pesquisa e desenvolvimento. Esses fatores levaram a Petrobrás a ser reconhecida pelo seu incremento tecnológico e humano, o que também a permitiu estar no centro do pioneirismo da exploração de petróleo em águas profundas.

Tratando ainda mais detalhadamente de sua história, a Petrobrás foi criada no dia 3 de outubro de 1953, durante o governo Getulista e, à época, tinha como intenção ser uma empresa estatal de petróleo. Durante seu surgimento, a criação da empresa era vista como uma garantia de monopólio do setor petrolífero por parte do Estado. Mas só no ano de 1997, é que ocorreu uma quebra de monopólio. A partir disso, o mercado brasileiro definitivamente foi aberto para a atuação de outras empresas petrolíferas. A despeito disso, a Petrobras veio a se consolidar no cenário nacional como a maior empresa do ramo petrolífero do país e uma das maiores do mundo.

A Petrobrás é uma empresa estatal ou não?

Como lembram Fernando Vítolo e Heródoto Barbeiro, durante o vigésimo episódio do Neh Podcast!,  na atualidade, a Petrobras é uma empresa de economia mista, ou seja, ela agora possui capital aberto. Desse modo, ela não é mais uma empresa estatal, apesar de o Estado ainda ser o seu principal acionista.

Além disso, em seu portal institucional, a Petrobrás se descreve como empresa brasileira com mais de 40.000 empregados, comprometida em gerar mais valor para os seus acionistas e para a sociedade, com foco em petróleo e gás, com segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

A empresa é considerada uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo, atuando principalmente na exploração e produção, refino, geração e comercialização de energia. Ela possui uma grande base de reservas provadas e adquirimos expertise em exploração e produção em águas profundas e ultraprofundas como resultado de quase 50 anos no desenvolvimento da bacias offshore brasileiras, tornando-se líderes mundiais neste segmento.

Qual o grande feito da Petrobrás e qual a sua importância para o país?

Como muitos de nós já sabemos, a  Petrobrás foi criada em um contexto de desenvolvimento da indústria brasileira, durante a Era Vargas, como já foi citado. Por esse motivo, a sua importância está ligada ao pioneirismo das atividades de exploração e produção de petróleo no Brasil, o que também acaba por representar um período de grande expansão econômica do Brasil.

O petróleo, por exemplo, é considerado um recurso estratégico. Sendo assim, a criação da Petrobras significou o domínio das reservas dessa fonte de energia, assim como a sua exploração, produção e comercialização. O pré-sal, nesse sentido, ganhou destaque nacional e internacional, uma vez que a sua descoberta criou muita expectativa no cenário político e econômico nacional e colocou o Brasil como um dos países com as maiores reservas de petróleo do mundo.

De acordo com o Mundo Educação, o pré-sal ainda produz cerca de 1,5 milhão de barris por dia, em diversos campos de exploração espalhados pelo litoral centro-sul brasileiro. Desde 2016, por meio de ação do governo federal, a Petrobras não é mais a única exploradora do pré-sal, tendo na atualidade apenas um direito de preferência com relação aos leilões de exploração das reservas.

Outro grande feito da Petrobras para o país trata-se da autossuficiência em petróleo do Brasil, alcançada em 2006. A Petrobrás gera ainda uma grande quantidade de royalties, que são uma compensação financeira paga para o Estado e entes federados em razão da exploração de reservas de petróleo. Neste sentido, a Petrobras é uma das maiores empresas contribuintes de impostos para a esfera pública brasileira.

Conheça o NEH! PODCAST 

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre a Petrobrás, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior