Podcast: ao vivo ou gravado?

Uma das solicitações mais comuns que meu departamento comercial recebe muito aqui na Younik é a de produções ao vivo de podcasts. Muitos não sabem como funciona, ainda assim, querem fazer ao vivo. E por que querem fazer ao vivo? Pois têm como referência podcasts de grande audiência que são apresentados ao vivo. Daí surge a questão: você deve fazer seus podcasts ao vivo ou gravados?

Escolha e entenda o segmento do o seu podcast

A primeira coisa que devemos entender é: qual será o segmento que seu podcast quer atingir? Por que isso é importante? Para entender quem é o seu público-alvo. Ele estará disponível para assistir ou ouvir seu podcast na hora em que estará no ar? Quanto mais nichado o seu podcast, pode ter certeza que menor será o público, e principalmente no modelo ao vivo. Quais podcasts de nicho você conhece que são ao vivo e possuem grande audiência? Pare pra pensar. Os podcasts de grande audiência que são ao vivo são de quais segmentos? Anote aí: polêmica, fofoca e lacração.

O futuro já chegou e é ON DEMAND

O segundo ponto é que, o ON DEMAND é o que mais tem crescido para os conteúdos, seja de entretenimento, ensino ou informação. O Boni já dizia que o futuro da televisão seria jornalístico. Por que isso? Olha só, vou dar meu exemplo pessoal. Casei no ano de 2011, desde então não sei o que é ter televisão aberta em casa. Só uso plataformas de streaming e YouTube. Tem coisa melhor do que você assistir a um programa a hora que quiser, onde quiser e como quiser? Aliás, eu posso pausar e continuar em outro momento.

A interação é que importa

Qual o propósito para o podcast ao vivo? A única coisa importante aqui é a interação com a audiência. Se você não possui audiência, está começando agora, por que perder tempo em fazer ao vivo? Imagine a sua cara, quando ver 5 pessoas assistindo (seu pai, sua mãe, sua esposa ou marido, seu cachorro ou gato e um outro amigo ou amiga fiel). Aí você pede ao público para deixar no chat uma mensagem e ninguém fala nada. Ao final, podcast ao vivo serviu para quê? Para ter sucesso no ao vivo, você precisa primeiramente, construír uma audiência considerável.

Se vira nos trinta

Importantíssimo: você e seus convidados sabem lidar bem com erros e possuem prática de improviso? Já ouviu o Faustão falar “QUEM SABE FAZ AO VIVO”? É isso mesmo. Se você não possui prática nem no gravado, quanto mais ao vivo. Fuja disso! Em uma live de um cliente uma pessoa comentou: “VTNC” (se não sabe o que isso significa é só digitar no Google). O que você faria no lugar do meu cliente? E se de repente a câmera que o está enquadrando cai no chão, ou então, alguma parte do cenário? E se você falar alguma coisa errada? Você está ao vivo. Já foi pro ar! Não dá pra editar. O pessoal que o acompanha já viu.

Mais trabalho

Um programa, seja qual ele for, quando ao vivo, dá muito mais trabalho de fazer e produzir. Quando é gravado você pode errar, editar, reformular seu conteúdo, uma pergunta ou comentário. Além disso, no gravado você pode gravar mais de um episódio no mesmo dia e fazer o que chamamos de “gaveta”, que é deixar os episódios prontos para publicação oportunamente.

Qual a graça de assistir depois?

E como comentei, a grande questão do ao vivo é a interação com o público. Quantos materiais ao vivo você assiste depois que já passaram? Se não está mais ao vivo qual a graça de assistir já que você não poderá interagir? Se você não possui uma audiência e ainda insistir no ao vivo, existem grandes chances do público não assistir ou ouvir depois também.

Pense nesses pontos e decida qual o melhor formato para o seu podcast.

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Conteúdo por Fernando Vítolo