Por que a comunicação é indispensável para as organizações?
Afinal, existe empresa sem comunicação? Neste artigo, você terá acesso às melhores dicas do Jornalista Heródoto Barbeiro sobre o assunto. Confira!
Para mais detalhes, assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar os novos conteúdos, semanalmente.
Sem comunicação as organizações não sobrevivem
As empresas dependem da comunicação não só para atingir o seu público-alvo e para concretizar as suas finalidades, mas, também, para se organizar internamente. A verdade é que sem organização não há comunicação. Perde-se o faturamento, não tem meta, não tem absolutamente nada. Tudo está apoiado na comunicação.
Neste sentido, não há time de marketing, não tem publicidade, não tem vídeo, não tem campanha de rádio, não tem absolutamente nada mesmo. A comunicação é sempre a alma do negócio. Ela se trata da ferramenta principal para o dia a dia do nosso trabalho, tanto referente aos clientes, como também no que se refere a comunicação interna entre os funcionários e seus superiores.
Como lembra Heródoto, a história do Chacrinha diz que quem não comunica se trumbica. É verdade! Mas para uma empresa, para uma organização é muito mais grave. Ou seja, quem não comunica, morre!
A falta de comunicação gera crises e conflitos
Durante a conversa, Fernando Vitolo se recorda de um caso que exemplifica como a falta de comunicação em uma empresa acaba atrapalhando o clima e a cultura organizacional. Quando era estagiário e trabalhava em uma empresa de pequeno porte, ele decidiu ir trabalhar de bermuda. Para ele, essa atitude não iria interferir na sua produtividade e nem havia uma regra específica que o proibisse de ir trabalhar dessa forma.
Fernando Vitolo também lembra a comunicação que era utilizada por Steve Jobs. O dono da Apple, sempre que apresentava um novo lançamento da empresa, comparava os novos aparelhos com os antigos, como uma forma de gerar novidade, criar expectativa no público e mostrar como aquela invenção era realmente algo surpreendente.
Portanto, fica claro que saber se comunicar exige prática e muitas tentativas para se torne algo cada vez mais natural para os profissionais. Pensando exclusivamente em melhorar a comunicação de líderes, Heródoto Barbeiro lançou o Curso COMUNICAR PARA CHEGAR LÁ e que pode ser realizado no conforto da sua casa, via internet. Nesse curso, Heródoto Barbeiro vai te ensinar o passo-a-passo para que você tenha experiências mais comunicativas e que potencializem a sua liderança, fazendo com que você alcance seus objetivos pessoais e profissionais.
Em outra matéria do site, você pode aprender os passos fundamentais para você melhorar a sua comunicação, de modo prático e rápido, sem delongas.. Francamente, não é uma atividade simples e, por isso, requer bastante estudo, treinamento, disponibilidade de tempo, investimento, entre outros fatores igualmente importantes. Por isso, é preciso observar a importância de melhorar a sua comunicação no mundo corporativo, para que a sua empresa esteja cada vez mais alinhada com as expectativas do seu cliente.
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior