Por que acredito na Bíblia?

Faz sentido crermos na Bíblia nos dias atuais? Um bate-papo com os amigos Sandro Baggio, Alberto Azevedo, Fábio Cabral, Shailon Ian e Evandro Correa.

Um livro antigo, escrito em um outro continente, em uma outra cultura, em outros idiomas… Faz sentido acreditarmos na Bíblia nos dias de hoje?

Para começar o assunto, quero destacar alguns trechos do livro “Evidências da Fé Cristã” do Josh McDowell, para entendermos um pouco o contexto de como ela foi escrita:

  1. Escrita num período que ultrapassa 1.500 anos;
  2. Escrita por mais de 40 gerações;
  3. Escrita por autores de mais de 40 diferentes posições – incluindo reis, agricultores, filósofos, pescadores, poetas, políticos, estudiosos etc;
  4. Escrita em locais diferentes;
  5. Escrita em épocas diferentes;
  6. Escrita com humores diferentes: alguns com muita alegria, e outros com o mais profundo pesar e desespero;
  7. Escrita em três continentes: Ásia, África e Europa;
  8. Escrita em três línguas: Hebraico, Aramaico e Grego;
  9. Finalmente, seus assuntos incluem centenas de tópicos polêmicos.

Apesar de tudo isso,  os autores bíblicos se expressam com harmonia e continuidade desde o Gênesis até o Apocalipse. Há apenas o desdobramento de uma história: a redenção do homem por Deus.

E para falar um pouquinho mais sobre isso, trouxe alguns amigos meus, de diferentes áreas de atuação, para falar o porque eles acreditam na Bíblia.

Alberto Azevedo – Engenheiro Civil

O Alberto, mais conhecido como Betinho, separa em dois pontos:

O primeiro é que a Bíblia foi escrita a milhares de anos mas não temos um manuscrito inteiro dela. São vários manuscritos. E a Bíblia é o livro com mais manuscritos encontrados pelo mundo, para comprovar a autenticidade de seus livros e também a fidelidade dos textos. Há aproximadamente 4.000 manuscritos datados desde o século 2 depois de cristo, até o século 15. Essa é uma das questões históricas que me leva o Betinho a acreditar na Bíblia.

Outro ponto de destaque é que a Bíblia não se priva de contar os fatos ruins que aconteceram com seus personagens principais. O príncipe do Egito por exemplo, foi um assassino. Davi um adúltero. Nesse ponto a gente também se identifica como pessoas ruins mas também vemos o agir de Deus na restauração desses homens, através da vida de Jesus Cristo.

Fábio Cabral – Médico

Fábio se considera cristão antes de ser médico. Com seus 6 anos ele entendeu o propósito de Deus através de Jesus Cristo. E desde pequeno sempre se interessou muito pelas coisas da Bíblia e também pelos temas de ciências. E quando começou a estudar sobre ciências lá no cursinhos, corpo humano, teoria da evolução, ao invés de questionar dizendo que não tinha relação com a Bíblia, ele sempre via o inverso. Nessas teorias ele consegue enxergar, como Deus age de maneiras sobrenaturais. Quando vemos em Gênesis que Deus criou o homem da terra, nós podemos ver, na composição química do corpo humano, é a mesma da terra. Nós somos feito do mesmo substrato.

Se você olhar o DND humano, a quantidade de informação contida é maior que uma enciclopédia. E imaginar que uma enciclopédia pode ser escrita sozinha é inconcebível. Tem que existir alguém que planejou e criou tudo isso. E quando vamos para a Bíblia e vemos que Deus foi se revelando aos poucos para a humanidade, faz todo o sentido. Se Deus chegasse de uma hora para a outra e se revelasse completamente, tiraria o mérito do ser humano ir atrás e buscar. E a Bíblia é isso. É Deus se revelando para a humanidade aos poucos.

Shailon Ian – Eng. Aeronáutico

A Bíblia sempre atraiu o Shailon, tanto que com 12 anos leu inteira pela primeira vez. As histórias e a maneira como as coisas são apresentadas sempre chamou a atenção. A medida que Shailon foi crescendo, passou por várias religiões, inclusive foi ateu por um tempo. Mas sempre queria entender a Bíblia um pouco mais.

Para você acreditar na Bíblia e em Deus, você não precisa desligar o seu cérebro.

Tem pessoas que acreditam que ser evangélico, cristão ou acreditar em Deus você tem que parar de pensar, simplesmente aceitar as interpretações que tem impõem. Quando na verdade é o contrário disso. Deus propõe que você leia a Bíblia e se comunique efetivamente com Ele. Você precisa entender o que está sendo falado. Ele exige que você ligue o seu cérebro.

É necessário estudar a história, estudar os textos e entender o contexto. Não dá para simplesmente ouvir, decorar e recitar. São textos para serem pensados, entendidos e refletidos. É desafiador, mas foi esse desafio que despertou meu interesse pela Bíblia.

Evandro Correa – Empresário

Evandro ganhou uma Bíblia quando tinha 15 anos de idade. E nessa época ele tinha uma enfermidade que era um peso em sua vida. Ao ganhar a Bíblia também recebeu a seguinte mensagem:

Esse livro pode mudar a sua vida.

Ele leu a Bíblia em 6 meses. E foi lendo a Bíblia que ele descobriu que Deus existe. Ele descobriu que Deus o ama. E ele descobriu que a Bíblia inspira. Nesse sentido, Evandro entendeu que a Bíblia era um caminho de unidade a ser seguido e o quanto ela seria importante para a sua caminhada.

Através da Bíblia encontrei propósito e significado.

Através da Bíblia ele pode entender a vida por uma perspectiva do serviço, do amor e do testemunho. E por fim, acredita na Bíblia pois ele acredita na construção de um mundo melhor em parceria com Deus.

A Bíblia é um livro legal que vale a pena ler.

Sandro Baggio – Pastor

Faz sentido crermos na Bíblia nos dias atuais? A Bíblia não precisa de uma atualização?

Depende como a pessoa enxerga a Bíblia. Se a pessoa vê a Bíblia apenas como um material histórico, que está preso ao seu tempo, descrevendo fatos históricos daquela época (e essa é uma maneira de se ver a Bíblia), então talvez a Bíblia não tenha nada para dizer hoje. Pois estaria apenas refletindo o passado.

Mas a Bíblia é mais do que isso. Qualquer pessoa que analisa a Bíblia além desse perfil histórico, vai perceber que a Bíblia é um livro cheio de princípios. E os princípios bíblicos servem para qualquer geração. Hoje por exemplo, todo mundo fala sobre direitos humanos. mas de onde as pessoas extraíram a ideia de direitos humanos? Foi da Bíblia. Sem a Bíblia nós não teríamos essa ideia de que todo o ser humano têm direitos inerentes a sua pessoa.

Não é a Bíblia um livro histórico, escrito para os judeus, um povo que nada têm relação com nossa cultura?

De fato a Bíblia é um livro histórico, que conta a história do povo judeu. Mas quando a gente lê a Bíblia, nós vamos conferir que há uma mensagem por trás disso tudo. A mensagem da Bíblia, é uma mensagem de que Deus é o Deus criador de todos os povos e de toda a terra, e não exclusivo do povo judeu. Deus se revela através dos judeus, se relaciona com esse povo, e a partir disso, o relacionamento de Deus com todos os outros povos. No novo testamento vamos ter a mensagem mais clara ainda que de fato foi escrito para todos os povos.

O que a Bíblia têm de bom para nos ensinar nos dias de hoje?

São tantas as mensagens ou as coisas que a gente valoriza né? Diversas vezes eu encontro pessoas dizendo que não acreditam na Bíblia ou então que não acreditam no Deus da Bíblia. No entanto, encontro essas mesmas pessoas afirmando valores e princípios que são fundamentados nos princípios bíblicos. Por exemplo, todo mundo valoriza o amor e a maioria das pessoas entende que no mundo há um grande deficit de amor nas relações humanas. Nós podemos ver tanto ódio nas relações, as pessoas brigando por tudo.

As pessoas sentem a necessidade de perdão também. Por que? Os relacionamentos precisam de perdão para permanecerem juntos. E se não aprendermos a perdoar, nós vamos nos render ao ódio, a vingança e a violência.

E de onde vêm tudo isso? Essas são coisas que a Bíblia ensina. Essas são coisas claras da mensagem da Bíblia; o amor, o perdão, a restauração e tantas outras coisas que poderia citar aqui.

Uma pessoa que quer começar a ler a Bíblia, deve começar por onde?

É importante entendermos que a Bíblia é composto por vários livros. É uma biblioteca. São 66 livros na Bíblia protestante. É importante lembrar que esses livros não são todos iguais. São livros escritos em épocas diferentes e em contextos diferentes. E quando pegamos alguns desses livros, como por exemplo o Gênesis, vamos nos deparar com termos que não estamos familiarizados. É a mesma coisa quando pegamos as vezes um livro muito antigo para ler. Portanto, eu recomendaria a pessoa que vai iniciar a leitura bíblica, inicie pelo novo testamento, mais precisamente pelo evangelho de Lucas.

Há quatro evangelhos que falam sobre a vida de Jesus: Mateus, Marcos, Lucas e João. Eu recomendo o evangelho de Lucas pois me parece um livro de mais fácil compreensão para quem está começando. E após isso, ler um outro livro de Lucas, que é o livro de Atos. Isso daria a pessoa uma introdução ao cristianismo. Uma introdução da história de Jesus e os desdobramentos que vieram depois que Jesus ressuscitou e foi aos céus.

Qual a mensagem principal que a Bíblia traz?

A mensagem principal da Bíblia é Cristo. E quem é Cristo? Cristo é Deus. Ele é a imagem do Deus invisível. Através da história de Cristo, nós conhecemos Deus como Ele é e o homem como ele deveria ser. Cristo nos mostra como devemos viver.