Profissional de Produção Musical

O papo dessa matéria é com o produtor musical Thiago Lima. Vamos falar um pouquinho sobre a profissão do produtor musical e também algumas dicas para os músicos.

Quem é Thiago Lima?

Thiago Lima começou na música ainda criança, se profissionalizou e iniciou seus caminhos na produção musical em 1998 e a sua empresa começou em 2011. Possui muita experiência em diversos estilos musicais como sertanejo, rock, pop, samba, gospel e muitos outros. Você pode encontrar diversos trabalhos realizados por ele através da internet.

“Conheço o Thiago desde 2004 e o que muita gente não sabe é que eu toco bateria. O Thiago conheci pois tocamos juntos. Então propus um desafio pro Thiago de gravar uma música. Ele aceitou o desafio, então nessa matéria além de falar sobre produção musical, você vai poder conferir a música e o vídeo que produzimos em parceria.”

O que faz um produtor musical?

Muita gente acha que o produtor é um músico. Apesar do profissional de produção musical precisar entender de música e ser um músico até um certo nível razoável, ele não precisa ser um músico profissional, mas uma pessoa que precisa entender bem dos instrumentos e da execução dos instrumentos. No meu caso, eu sou músico também, comenta Thiago Lima. O produtor é o técnico do time. Então o técnico entende o objetivo do time, faz a organização e cria uma tática para que tudo aconteça. Então quando o músico vai gravar, muitas dúvidas podem surgir:

  • Qual estúdio eu gravo?
  • Qual instrumento eu gravo primeiro?
  • O que eu tenho que fazer?
  • Qual o procedimento?

Então para essas e outras muitas outras perguntas, o produtor musical faz o direcionamento adequado. Além disso, o produtor musical trabalha para extrair o melhor de todos os músicos e assim alcançar o objetivo proposto, não só musicalmente, mas comercialmente também

“É importante lembrar que quando a gente fala de música estamos falando de um produto. É necessário pensar no retorno financeiro.”

Qual a dica você pode dar para o músico que quer gravar?

O problema principal do músico é não se enxergar como uma empresa, como um negócio. Os músicos de maneira geral tem uma mente muito criativa e diversas ideias. Mas no geral pensam pouco no comercial. É preciso entender que você músico, é um trabalhador, um profissional, e precisa como outros profissionais, se colocar metas e ter o compromisso de estar firme em cumprir o seu trabalho. A partir do momento que você coloca metas e realmente terminar as coisas que você começar, vai ver os resultados de todas essas ações dando frutos.

Qual dica você pode deixar para quem quer se especializar como produtor musical?

O produtor musical precisa estar antenado em tudo o que acontece à sua volta. Não muito diferente de outras profissões, precisa estudar e se dedicar bastante. Mas estudar o que? A melhor maneira que eu encontrei de fazer isso foi colar do lado de um produtor, um bom espelho pra mim, me ofereci e trabalhei voluntariamente por 2 anos naquele estúdio, e fui aprendendo e me aprimorando. A melhor forma é observar quais os métodos e como os profissionais que estão no topo trabalham. Isso vai fazer com que você aprenda muito e principalmente que cometa erros desnecessários tentando reinventar a roda. Além disso, um produtor musical precisa ouvir todos os estilos de música, entender como o mercado brasileiro é diferente do mercado estrangeiro e como os grandes artistas estão trabalhando.

Antes de produzir uma música, você precisa entender como as pessoas ouvem música. Não adianta ter a visão de quando as pessoas compravam CD ou LP. Precisa ter a visão atual: internet, redes sociais, YouTube, streamings. Depois que entender como o mecanismo da música acontece para as pessoas, você vai poder criar as estratégias para que isso de fato aconteça. Não adianta pintar um quadro incrível para ele ficar dentro do seu quarto. Precisamos pensar de que maneira a música vai atingir seu público-alvo. E esse é o objetivo principal de todo artista: fazer com que a mensagem chegue.

Qual a fórmula do sucesso para o músico?

Muita gente fica preocupado quando está lançando uma música nova ou projeto novo. Ficam se perguntando se vai dar certo, se as pessoas vão gostar etc. Se existisse uma fórmula para o sucesso, todo mundo faria sucesso. Então tem umas etapas bacanas que gosto de compartilhar:

  1. Fazer e experimentar
  2. Ver o que dá certo
  3. Multiplicar o que dá certo
  4. Não repetir o que dá errado

Ter sucesso não é necessariamente ser uma Ivete Sangalo. Mas viver daquilo que você gosta e ter satisfação pessoal no que faz. Exige tempo, dedicação, disciplina e foco. E assim ir construindo a sua carreira.

Unbeatable

Falando um pouco da produção que fizemos em conjunto, Thiago acabou puxando mais pro gosto musical dele, com uma pegada de um rock mais groovado, com uma textura de pop para que seja legal para as pessoas ouvirem.