Profundidade de campo
Este artigo faz parte de um curso completo de fotografia e totalmente gratuito, desenvolvido e ministrado por Fernando Vitolo. Para ter acesso a todas as aulas, basta acessar a página e aproveitar essa grande oportunidade.
Você sabe o que é profundidade de campo? Sabe por que é tão importante conhecê-lo para atuar em fotografia? Nesta décima primeira aula, vamos conversar justamente sobre esse assunto. No vídeo no começo do artigo, também é possível encontrar mais informações acerca desse mesmo tema.
O QUE É PROFUNDIDADE DE CAMPO?
Imagine o retrato de uma pessoa. Na imagem, ela se encontra focada, enquanto o fundo da foto está quase totalmente desfocado. Neste caso, dizemos que a fotografia apresenta pouca profundidade de campo. Por outro lado, se tiramos uma foto de uma paisagem, por exemplo, onde toda a fotografia aparece nítida e sem desfoque, diríamos que a imagem possui muita profundidade de campo.
De modo didático, assim descreve o site InfoEscola:
“A profundidade de campo é o fator que determina que parte da imagem estará em foco e quanto estará desfocado, tanto na frente quanto atrás do assunto da foto. Ela define que áreas da foto ficarão em foco (nítida e clara) e quais estarão em destaque (borrada e suave)”.
COMO AJUSTAR A PROFUNDIDADE DE CAMPO DA MINHA FOTOGRAFIA?
Para que você possa escolher a profundidade de campo em suas fotos, é preciso que saiba dominar três elementos:
- Diafragma
- Distância do objeto
- Distância focal (Zoom)
COMO O DIAFRAGMA INTERFERE NA PROFUNDIDADE DE CAMPO?
Como citamos em outras aulas, quanto menor o diafragma, maior será a sua abertura e, consequentemente, maior também será a entrada de luz no interior da lente. Por isso, quanto mais aberto o diafragma estiver, menor será a profundidade de campo da sua foto, conseguindo desfocar planos, por exemplo.
Eis porque é fundamental treinar essas habilidades. No vídeo, no começo deste artigo, Fernando Vitolo ensina em detalhes como tudo funciona.
E SOBRE A DISTÂNCIA DO OBJETO?
Basicamente, se você deseja obter uma menor profundidade de campo na sua foto, é preciso estar perto do objeto a ser fotógrafo. Imagina, por exemplo, fotografar a sua própria mão. Quanto mais perto você estiver dela, menor será a profundidade de campo e maior será a possibilidade de focá-la por completo e desfocar o seu fundo.
De modo contrário, caso queira aumentar a profundidade de campo, é necessário se afastar do assunto principal.
POR ÚLTIMO, COMO FUNCIONARIA A DISTÂNCIA FOCAL?
A distância focal refere-se ao zoom da sua câmera. Quanto maior for o zoom aplicado em uma captura, menor será o nível de profundidade da sua câmera. No caso de fotos “retrato”, por exemplo, é muito comum que seja aplicado um maior zoom, de modo a focar no rosto da pessoa fotografada e desfocar o fundo ou outros elementos da foto.
No vídeo desta aula, são feitas algumas análises de fotografia e testes, muito importante para que você ponha em prática os ensinamentos descritos aqui. Por isso, não deixe de conferir e se inscrever no canal para ter acesso a todas as aulas, gratuitamente. Fique sempre por dentro das novidades!
Aula e conteúdo por Fernando Vitolo
Matéria escrita por Carlos Augusto Júnior