Qual o poder e o papel da arte em momentos de crise?
Você consome arte? Ou já contratou algum artista? O que de fato é arte e como ela pode melhorar a nossa vida? Neste artigo, vamos conversar com o professor Warde Marx, que é especialista em História da Arte. A nossa conversa foi realmente muito legal. Confira!
Por isso, para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, para ficar sempre atualizado.
Sobre o nosso convidado
Warde Marx é mestre em Comunicação (ECA-USP), especialista em Teaching and Learning in High Education (Universidade da Finlândia), em Teatro e em História da Arte (Universidade S. Judas Tadeu-SP). Ele também é pesquisador, ator, diretor, dramaturgo, mitólogo, advogado, escritor e palestrante nas áreas de Comunicações, Artes, Cultura, Educação e História, com artigos publicados e monografias sobre esses temas.
Marx é autor dos livros ‘Maria Della Costa – seu teatro, sua vida’ (físico, esgotado), ‘Sempre tem um porém’ e ‘A Molécula do Teatro’ (e-books). Para conhecer o trabalho do professor, basta acessar o seu site oficial.
O que é arte, professor?
Para o mestre, a arte é o que nos faz refletir e também nos tira da nossa zona de conforto. Ele menciona que já chegou a ver em rede sociais pessoas dizendo que já precisaram contratar engenheiros, médicos, professores e pedreiros, mas nunca precisaram de um artista.
Segundo Marx, nessa fala há uma contradição, já que os artigos da nossa casa, o próprio modelo da nossa residência, as roupas que nós usamos, os móveis da nossa casa, tudo isso é arte. Ou seja, todos os objetos que nos rodeiam vieram da criação humana, do design, do artista, das artes plásticas e do teatro. Se formos a fundo, as próprias criações eletrônicas e materiais advém da criação artística.
O professor ainda questiona: quem nunca ouviu uma piada? Ao contá-la, o ser humano imita a voz dos personagens, interpreta cada um deles, dá vida a outros papéis e a outras formas de cultura. A piada, por exemplo, pode ser considerado uma mini peça de teatro, já que há encenação, entonação, dentre outras técnicas artísticas.
Por que o ser humano necessita da arte?
O ser humano precisa da arte para não enlouquecer, diz Marx. Ele lembra que durante o ano passado, em 2020, vários artistas brasileiros realizaram live em rede sociais e contribuíram para que as pessoas tivessem momento de entretenimento. De algum modo, essas participações tinham como objetivo garantir a sanidade das pessoas.
Também nesse momento tão complexo, onde temos de permanecer em casa e não temos acesso aos lugares culturais, precisamos cada vez mais de livros, séries, filmes e música para darmos sequência à nossa vida. Foi nesse momento que passamos a perceber o verdadeiro valor que a arte tem no mundo.
O ser humano só consome arte?
Além de consumir arte, o ser humano também a produz e reproduz diariamente, por exemplo, quando os pais contar uma história para o seu filho. De acordo com o professor, dentro das artes cênicas, existem técnicas de storytelling, que é a arte de contar histórias.
O storytelling não é como um relatório de uma empresa, enfadonho e sem uma linearidade. A técnica possui uma história seja contada de modo a produzir uma experiência no ouvinte, cantando e gerando atenção, uma fascinação pelo que está sendo contado.
Gostou do tema? Esperamos que você tenha curtido o nosso conteúdo. Entre em contato com a Younik. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior