Qual rede social é melhor para fazer marketing de conteúdo?
Qual rede social dá mais retorno para quem produz conteúdo na internet? Devo usar o YouTube para isso? Quais as vantagens da plataforma para o marketing de conteúdo? Bem, neste artigo, veremos informações relevantes sobre esse processo de marketing que já se tornou febre nas redes sociais: o marketing de conteúdo. Confira!
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Afinal, o que é marketing de conteúdo?
Podemos chamar de Marketing de Conteúdo toda a estratégia de produção de conteúdos para uma ou mais personas (personagens semi fictícios que correspondem ao seu cliente final).
Os conteúdos podem ser produzidos nos mais diferentes formatos: textos, imagens, infográficos, gráficos, e-books, podcasts, livros, vídeos e tantos outros. O objetivo da produção de conteúdos relevantes é auxiliar no processo de compra e atração de potenciais clientes (também chamados em marketing de leads).
Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo?
Uma das vantagens do Marketing de Conteúdo é publicar com a audiência da empresa conteúdos relevantes, que possam realmente educar a sua audiência, a fim de atrair potenciais leads. Ou seja, você atrairá potenciais clientes que estejam interessados nos seus serviços ou produtos e o conteúdo que você vai produzir fará de você uma autoridade no assunto no meio digital.
Mas qual é a melhor plataforma digital para isso?
Primeiramente, é preciso lembrar que não basta escolher uma rede social e sair postando conteúdo por aí. O primeiro passo a ser tomado, neste caso, deve ser o de buscar uma frequência de postagem. Ou seja, você vai fazer posts de três em três dias? Eles serão mensais, semanais, anuais? Qual será a constância da sua presença na internet?
Além disso, também temos que escolher um posicionamento bem definido. Devemos entender as necessidades do nosso nicho de mercado, como podemos ajudá-los e quais os meios que podemos utilizar para realizar nosso trabalho.
Por fim, vamos nos preocupar em produzir um conteúdo que seja realmente relevante. Esse deve ser o foco de nosso processo. Nós queremos produzir conteúdos que sejam realmente de valor para as pessoas, para que elas possam aprender e se interessar cada vez mais pelas postagens.
Logo, podemos pensar o YouTube como a melhor rede social para a produção de conteúdo. Na plataforma, o que funciona é a lei da procura. Ou seja, as pessoas vão até o site para pesquisar sobre assuntos de seu interesse. Não é como o Instagram, onde as publicações são mostradas para os usuários e eles acabam escolhendo adquirir ou não um produto, por exemplo.
Além disso, o conteúdo no YouTube tem uma validade bem maior que um post realizado no Tik Tok. No YouTube, você pode postar um vídeo e daqui a alguns anos ele ainda continuar tendo relevância e continuar sendo útil às pessoas. Já nas outras redes sociais o mesmo não acontece. Elas foram criadas para serem instantâneas e a relevância do conteúdo se mantém por pouco tempo.
Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, não perca tempo, entre logo em contato com a Younik e conheça também os nossos trabalhos. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo.
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior