Quando e onde surgiu o empreendedorismo?
Você sabe qual é a origem do empreendedorismo? Quais são seus fundamentos? Sabia que já existe até um novo tipo de empreendedorismo chamado digital? Caso ainda não saiba muito sobre o assunto, este artigo foi feito justamente para você.
Nele, entenderemos a origem da palavra “empreendedora”, o que era considerado empreendedorismo, quais são os empreendedores mais famosos do mundo e quais os fundamentos que regem essa modalidade de negócio.
Por isso, para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, para ficar sempre atualizado.
Qual a origem do empreendedorismo?
A palavra “empreendedora” vem do francês “entrepeneur” e se refere às pessoas que assumem risco e começam algo novo. O termo teve origem no final do século XVII até meados do século XVIII.
Até onde se tem informação, a ideia de empreender surgiu quando comerciantes, inspirados por novas ideias e fundadores de um novo mercado, tinham contrato com os governantes para comercializar o seus produtos. Assim, estabelecia-se o empreendedorismo.
A palavra ainda é muito nova no Brasil. Ela começou a se popularizar e até mesmo a ser incluída em dicionários brasileiros no ano de 2000. Ou seja, o desconhecimento de algumas pessoas sobre o termo é algo justificável devido à recente utilização do termo no país.
Mas o que, de fato, é o empreendedorismo?
Existem várias definições para a palavra. Uma delas, como já vimos, é a ideia de um negócio novo, que assume riscos. Porém, com a modernização da economia, tivemos várias outras definições criadas para abranger o significado dessa palavra.
De acordo com o dicionário Oxford, o empreendedorismo é “a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios”, bem como “ a iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes com alterações que envolvem inovação e riscos”.
Alguns economistas acreditam que empreender não é simplesmente abrir qualquer negócio. Mas é preciso que seja algo original, capaz de promover desenvolvimentos em amplas áreas e que deve ser entendido, na maioria das vezes, como uma realização profissional ou pessoal.
Quais os fundamentos do empreendedorismo?
De modo geral, o empreendedorismo possui alguns fundamentos que são básicos para a promoção e a evolução de um negócio. Dentre eles, podemos citar os mais comumente citados por empreendedores:
- Iniciativa
- Coragem
- Visão
- Firmeza
- Decisão
- Atitude de respeito humano
- Capacidade de organização e direção
- Autorrealização
- Fortalecimento à pequena empresa
- Aprimoramento da base tecnológica
- Desenvolvimento
Além disso, o empreendedorismo também serve como um meio de aumentar a produtividade, fazer a economia do país progredir, gerar emprego e oportunidades para outras pessoas. Segundo o SEBRAE, o empreendedor é aquele que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes e que através de ideias criativas e da imaginação se torna uma pessoa realizada.
Quais são os empreendedores mais conhecidos no mundo?
Entre os empreendedores mais conhecidos do mundo, podemos citar Steve Jobs, criador da Apple, e Bill Gates, criador da Microsoft. Eles são considerados pessoas revolucionárias e que mudaram a relação humana com o meio digital.
Além deles, há Mark Zuckerberg, criador do Facebook e também brasileiros, como Alexandre Costa, fundador da CacauShow, Daniel Mendez, fundador da Sapore e Abílio Diniz, administrador e empresário brasileiro, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.
Por fim, o que é o empreendedorismo digital?
Basicamente, são negócios totalmente localizados e baseados no meio digital. Podemos citar os e-commerces, infoprodutos (como a comercialização de cursos), além de uma série de startups que vêm aderindo e concentrando atividades na internet.
A própria Younik também trabalha com a criação de infoprodutos. Para exemplificar o trabalho realizado pela empresa, a Younik possui um cliente que é consultor empresarial e um dos seus desafios é escalar a sua mão-de-obra, justamente por estar presa à sua hora de trabalho. Então, muitas vezes, quando já há um número muito grande de clientes, fica difícil fechar mais negócio já que a sua carga horária está completa.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Entre agora em contato com a Younik. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior