Sears

No décimo oitavo episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre a Sears, uma empresa comercial proprietária de uma rede de lojas de departamentos americana sediada na cidade de Chicago, localizado no estado americano de Illinois. 

Neste artigo, falaremos especificamente da Sears brasileira. O conteúdo está realmente imperdível. Confira e boa leitura! 

Assista  também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?! 

História da Sears nos EUA e no Brasil 

Como mencionamos no início deste artigo, a Sears tem sede nos Estados Unidos. Ela foi fundada em Chicado por Richard Warren Sears e Alvah Curtis Roebuck no ano de 1893. Richard Sears era um agente ferroviário e deu início às suas atividades profissionais como comerciante vendendo relógios de bolso. 

Mas foi só com a sua parceria com o relojoeiro Alvah Roebuck que Richard deu início ao negócio de vendas por catálogos, que mais tarde foi reconhecida como a primeira loja de departamentos a fazer este tipo de vendas. O empreendimento também ficou com a primeira rede varejista a suprir praticamente de quase tudo, abrindo depois lojas de departamento em todo o país.

Já no Brasil, as lojas Sears só chegaram no ano de 1949. A empresa ficou reconhecida por ser inovadora no mercado varejista, oferecendo aos consumidores brasileiros uma variedade de produtos e atuando em grandes cidades paulistas e cariocas. 

O slogan mais duradouro da Sears no Brasil foi “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”. A empresa também foi líder de mercado até o início da década de 1980. Sua filial mais famosa estava localizada na Praça Oswaldo Cruz, no bairro Paraíso onde funcionava um salão de festas anexo conhecido como Blue Room, no local hoje funciona o Shopping Paulista. A loja, também muito procurada pelos consumidores, era a que ficava localizada na Água Branca, que em 1952 instalou a primeira escada rolante do Brasil. 

Realidade da Sears nos dias de hoje 

Com a adoção do modelo digital de negócio iniciada por muitas empresas no Brasil e em diversos países do mundo, o varejo em lojas físicas vem perdendo força para as lojas virtuais. A Amazon é a empresa que tem sobressaído nesse cenário, já que há muito tempo opera na internet.

A realidade de muitas empresas que perderam em número de vendas devido à sua inexistência no mundo digital se aproxima bastante do que as lojas Sears vêm passando. A verdade é que há alguns anos, a empresa vem fechando inúmeras lojas físicas. Só em 2008, como aponta uma matéria da Revista Exame sobre a empresa, as ações da companhia valiam mais de 100 dólares – no ano passado chegaram a menos de 1 dólar.

Existe até uma denominação para as empresas que vêm sofrendo com os efeitos de não se encontrarem no espaço on-line, chamado “apocalipse do varejo”. Muitos especialistas consideram que a Sears vem passando por essa fase apocalíptica. 

No Brasil, as vendas em sites e aplicativos móveis têm aumentado cada vez mais. Por isso, a necessidade de as empresas entenderem que estar presente no meio digital não é mais uma alternativa, é uma sentença de sobreviver ou não às mudanças tão repentinas e constantes do mercado. Quando observamos isso, percebemos, por exemplo, que inicialmente a Amazon chegou ao Brasil vendendo livros, mas hoje a empresa diversificou suas vendas, oferecendo eletrônicos, roupas e artigos para casa.

Fim da Sears no Brasil 

A Sears acabou fechando suas portas ao varejo brasileiro no início dos anos 1990. Tudo aconteceu quando a empresa Vendex decidiu vender as lojas ao Mappin e para shopping centers. 

A Mappin e a Mesbla acabaram resistindo também e o modelo de loja de departamentos, em sua forma clássica, foi abandonado pelo varejo brasileiro. Há mais ou menos cerca de oito anos, a Sears preparou um um retorno ao Brasil, por meio de um sistema de franquias, mas a ideia não foi adiante.

Conheça o NEH! PODCAST 

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre a Sears, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior