Será que o Google pode dar resultado para a sua empresa?

Nesse papo com Daniel Pereira, co-fundador da Agência Mandinga, falamos sobre o Google Ads. Será que essa ferramenta do Google pode trazer resultado para os empreendedores?

Google Ads é uma ótima ferramenta para você testar sua empresa, testar uma ideia. Você vai fazer um anúncio aparecer no Google, as pessoas vão pesquisar, vão ver o seu anúncio e vai levar até o seu site. Então você monta um site daquele negócio, gera o anúncio, e você visualiza em poucos minutos. Depois que você faz um anúncio ele já começa a aparecer no Google.

As ferramentas do Google vêm auxiliando os empresários e empreendedores em diversas tarefas. Gmail, Google Maps, Google Docs, Google Drive, YouTube, Google Adsense e entre outras ferramentas. O Google Ads tive o meu primeiro contato em 2009 quando comecei a anunciar o meu negócio. Na época chamava Google Adwords.

Como que o Google Ads pode gerar retorno ou resultado para as empresas e os empreendedores?

O Google Ads é uma ótima ferramenta para você testar uma ideia de negócio. Segundo Daniel, você pode fazer um anúncio no Google para levar potenciais consumidores até o seu site e ver se as pessoas pesquisam sobre sua ideia nova. É uma maneira de verificar se o mercado tem real necessidade do seu produto ou serviço antes mesmo de lançar. Caso você queira aplicar esse sistema, é muito simples. Siga os passos abaixo:

  • Crie sua conta no Google Ads.
  • Vincule ao seu site.
  • Crie uma campanha.
  • Confira se a campanha está tendo acesso.
  • Verifique se potenciais clientes estão entrando em contato com a sua empresa.

Como saber se minha ideia de negócio é inovadora?

Sabe quando você tem uma ideia de negócio, e acha que é uma ideia única que não existe nada parecido no mercado? Pois é, você pode utilizar o Google para buscar sobre essa ideia e verificar de fato de existe ou não e também se pessoas estão comentando sobre a necessidade disso. Não adianta você montar um negócio que o mercado não tem necessidade certo? Bem, se você não identificar nada durante sua pesquisa no Google, existem duas possibilidades:

  1. Não tem resultado porque ninguém tem interesse no seu negócio
  2. Pessoas podem começar a pesquisar, desde que você faça com que elas saibam que exista o seu negócio.

Como fazer com que as pessoas conheçam o meu negócio?

No Google existe a GDN, que é o Display Network do Google. Essa ferramenta dentro do Google Ads, permite você fazer anúncios em vários sites e blogs de conteúdo. Se a sua ideia é relacionada à finanças você pode ter seus anúncios rodando dentro de blogs de finanças. Dessa maneira, o seu público alvo começa a ter ciência que seu negócio existe.

O YouTube também é uma excelente ferramenta estratégica. Dentro do Youtube, você também pode pegar segmentos de vídeos e começar a fazer anúncio, tanto de vídeos quanto de banner.

Quem pode anunciar no Google?

Mesmo quem nunca entrou Google Ads é capaz de fazer um anúncio. O suporte do Google, já pode dar as instruções iniciais de configuração da sua campanha Ele vai te ajudar a colocar em prática sua ideia, montar uma primeira campanha, a fazer um investimento e saber os resultados principais. Claro que, quando você já tem uma conta rodando com uma agência ou um profissional dedicado à sua conta, você pode ter resultados mais rápidos e encurtar este caminho de aprendizado.

Vale a pena eu contratar uma agência especializada em mídia paga e em Google Ads do que fazer sozinho?

É diferente quando você quer fazer tudo sozinho. Quando você tem um profissional que já tem experiência de vários segmentos, ele encurta todo esse processo. Então, com um investimento muito menor em mídia, você já sabe se o seu negócio vai performar rapidamente ou não. O primeiro case da Agência Mandinga foi de matrícula de universidade. No primeiro mês a gente cresceu 172% de matrículas e o esperado da empresa era de 38%.

Conheça a agência Mandinga: http://bit.ly/2vMbmRD

Matéria e entrevista por Fernando Vitolo.