Starbucks
Você sabia que a Starbucks é a rede de café mais famosa do mundo? Continue aqui conosco para aprendermos juntos um pouco mais sobre essa marca tão famosa!
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Starbucks
Tudo começou em 1971. Na época, a Starbucks não passava de um pequeno espaço no histórico mercado público Pike Place, em Seattle, Estados Unidos.
Foi fundada por dois professores, Zev Siegel e Jerry Baldwin, e pelo escritor Gordon Bowker, unidos pela paixão por cafés. Eles comercializavam cafés de alta qualidade torrados na hora, importados do mundo todo. O diferencial da loja era sua torra que, mais escura, garantia um café mais encorpado para os clientes. Os cafés em grãos eram comercializados para o preparo em casa, como era cultura na época.
O nome da empresa foi inspirado pelo personagem Starbuck, primeiro-imediato do capitão Ahab em Moby Dick, clássico da literatura estadunidense. A marca, que representa uma sereia com duas caldas, foi inspirada em ilustrações nórdicas do ser místico. Tanto o nome quando a ideia evocada pela sereia foram bem escolhidos.– a cafeteria não apenas evocava a ideia romântica das navegações e a tradição do comércio marítimo de cafés; com seus cafés exóticos de países de todo o mundo, a Starbucks oferecia à população de Seattle novas, inesperadas e impressionantes aventuras.
A chegada de Howard Schultz Dez anos mais tarde, a Starbucks tinha 4 lojas espalhadas por Seattle. Com sua alta demanda de máquinas de coar cafés, a empresa conquistou a atenção e a curiosidade do então gerente da Hammarplast (firma sueca de utensílios de cozinha) – Howard Schultz. Schultz quis conhecer a Starbucks – Coffee, Tea and Spice e pegou um avião em direção à costa oeste do país. Deparou-se com um local pequeno e modesto que surpreendeu logo à entrada: era um perfeito templo de adoração ao café. Caixas e mais caixas de cafés em grãos do mundo todo estavam empilhadas atrás do balcão. E, ao experimentar o delicioso café da Ilha de Sumatra, Schultz foi fisgado.
No ano seguinte, em 1982, o americano se juntou à Starbucks como diretor de operações de varejo e marketing. Propondo mudanças Em 1983, Howard Schultz viajou para a Itália e se apaixonou pelas cafeterias de lá, que inspiravam momentos de troca e felicidade aliados ao indispensável cafezinho. Viu naquela cultura algo que poderia ser reproduzido em Seattle e ficou tentado a experimentar. No ano seguinte, conseguiu convencer os donos a fazer um teste, oferecendo o primeiro Caffè Latte Starbucks. Embora o teste tenha sido um sucesso, os donos da Starbucks não quiseram seguir com a ideia, já que acreditavam que ela mudaria drasticamente o foco da empresa.
Vendo potencial para aquele negócio, Schultz saiu da empresa em 1985 para fundar sua própria cafeteria: Il Giornale. A proposta era simples: servir cafés de excelência com a classe italiana em um local aconchegante. Com isso, esperava-se que os habitantes de Seattle criassem o hábito de visitar a loja sempre; e foi dito e feito! Apresentados a bebidas como latte e mocha, a clientela rapidamente se apaixonou por essa nova forma de tomar café.
O sucesso da Il Giornale foi tamanho que, em 1987, com a ajuda de investidores locais, Howard Schultz comprou as lojas, a torrefação e a marca Starbucks. Deu às suas cafeterias o nome Starbucks e começou a expandir a marca, abrindo lojas em Chicago e em Vancouver. Ao final desse ano, a Starbucks Corporation já tinha 17 lojas. A expansão da marca foi rápida e, em 1994, já haviam 425 lojas Starbucks abertas.
Em 2006, já existiam lojas Starbucks em 38 mercados além dos Estados Unidos, do Canadá e do Japão:.Singapura, Filipinas, Inglaterra, Malásia, Nova Zelândia, Taiwan, Tailândia, China, Kuwait, Líbano, Coréia do Sul, Austrália, Bahrein, Hong Kong, Qatar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Áustria, Escócia, Suíça, País de Gales, Alemanha, Grécia, Indonésia, México, Omã, Porto Rico, Espanha, Chile, Chipre, Peru, Turquia, França, Reino Unido, Bahamas, Irlanda, Jordânia, Brasil e Egito. A marca segue se expandindo e hoje conta com cerca de 30.000 lojas, espalhadas por 80 mercados no mundo todo. a Starbucks representa hoje a cafeteria mais famosa do mundo todo.
O potencial da marca é tão grande que especialistas acreditam que ela é capaz de chegar ao nível Coca-Cola de reconhecimento.
Curiosidade: a cultura de se encontrar no café começou na França, na época da Revolução, no final do século 18. Aonde os intelectuais se reuniam? No café. E por que o café? Como ele possue cafeína, que é um estimulante, na época se dizia que as pessoas que bebiam café eram mais inteligentes! E por causa disso, o café se desenvolveu muito no século seguinte, principalmente aqui no Brasil. Hoje em dia um dos melhores cafés do mundo é o da Bahia, por causa do tipo de terreno que existe nessa região.
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Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Annelise C. Oliveira Gonzalis