Tecelagem Parahyba
Você conhece uma das principais fábricas têxteis do país? No décimo episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre uma das mais famosas fábricas de tecelagem do Brasil. O conteúdo está realmente imperdível. Confira!
Assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!
Afinal, qual a importância da Tecelagem Parahyba para o Brasil?
A Tecelagem Parahyba ficou conhecida pelo seu memorável jingle, reproduzido no nosso episódio do podcast NEH. A chamada dizia “Já é hora de dormir. Não espere mamãe mandar. Um bom sono pra você. E um alegre despertar”. Esse Jingle do Cobertores Parahyba com certeza você conhece, neh? É da famosa Tecelagem Parahyba!
Considerada uma das mais importantes fábricas têxteis da região do Vale do Paraíba e do Brasil, a empresa está localizada em São José dos Campos e atualmente o seu complexo fabril abriga diversas empresas e departamentos públicos. Na época, por estar localizada em um ponto comercial estratégico, entre Rio de Janeiro e São Paulo, a empresa conseguiu crescer e prosperar com o avanço financeiro e econômico das duas maiores capitais do país.
Além disso, a Tecelagem Parahyba S/A é uma das mais importantes indústrias de São José dos Campos. A primeira fábrica da empresa foi inaugurada em 1925, por um grupo de empresários portugueses, entre eles Ricardo Severo, sócio de Ramos de Azevedo.
Como a empresa conseguiu aumentar as suas vendas?
A marca Cobertores Parahyba, ainda na década de 40, começou a dominar o mercado interno e aumentar consideravelmente suas exportações devido à Segunda Guerra Mundial, o que gerou altas margens de lucro para uma produção de 4 milhões de cobertores por ano.
Após o milagre econômico, precisamente em 1982, a empresa passou a ter dificuldades, e a Tecelagem Parahyba acabou entrando em crise, pediu sua primeira concordata, avaliou e hipotecou bens para adquirir empréstimos.
Como consequência, as dívidas da empresa vieram a ficar insustentáveis, o que gerou a paralisação dos funcionários, que já estavam sem receber salário há um ano. Com o intuito de salvar a empresa, o sindicato assumiu o controle da empresa e em oito meses foi capaz de quitar todas as dívidas com os funcionários.
A empresa existe até hoje?
Há mais ou menos 5 anos, os ex-funcionários e outras pessoas que tinham direito sobre ações da empresa se reuniram para voltar a produzir cobertores, utilizando o nome da marca Parahyba.
Basta ir ao Google e digitar “Cobertores Parahyba” que será possível acessar o site da da empresa. No portal, também é contada a história da empresa, dentre outras informações relevantes sobre o negócio.
Conheça o NEH! PODCAST
O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre as Tecelagem Parahyba, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior