Tipos de câmeras fotográficas

Este artigo faz parte de um curso completo de fotografia e totalmente gratuito, desenvolvido e ministrado por Fernando Vitolo. Para ter acesso a todas as aulas, basta acessar a nossa página e aproveitar essa grande oportunidade. 

Você sabia que existem vários tipos de câmeras fotográficas? Sabe qual é a melhor opção para você? Nesta segunda aula, vamos conversar justamente sobre esse assunto: os cinco principais modelos de câmera existentes, suas diferenças e especificidades.

1 – OS APARELHOS CELULARES

Hoje em dia, quase todo mundo possui um aparelho celular com uma câmera fotográfica, não é verdade? Porém muitos deles possuem apenas configurações automáticas que não permitem ao usuário fazer escolhas no momento de fotografar algum cenário, pessoa ou objeto. 

Outros modelos de celular já contam com a possibilidade de ajustar a imagem de modo manual, alterando o tempo do obturador, a abertura do diafragma e aumentando ou reduzindo o ISO. Caso o seu celular não possua as opções manuais, é possível instalar aplicativos que contenham essa função. Um deles que recomendamos é o “Lightroom”, um editor de fotografia da Adobe.Ele possui uma “câmera pro” com definições de imagem que podem ser alteradas livremente pelo usuário. 

2 – CÂMERAS COMPACTAS

Nesta segunda aula, também explicamos sobre a funcionalidade das câmeras compactas. Com lente fixa, a maioria dos modelos desse tipo de câmera possui configurações automáticas ou com configurações pré-ajustadas, que não podem ser alteradas pelo fotógrafo.  

Elas são geralmente recomendadas a pessoas que queiram apenas tirar fotos sem se preocupar com muitas questões técnicas, e que buscam por agilidade ao fotografar.

3 – CÂMERAS BRIDGE

Diferentemente das câmeras compactas, as câmeras bridge, também conhecidas como “super zoom”, são maiores e já possuem a opção de controlar as configurações de imagem manualmente. Também possuem lentes fixas e conseguem alcançar pontos a uma longa distância, graças ao seu zoom.  

4 – CÂMERAS DSLR

Antes de tudo, é preciso explicar o significado da sigla DSLR (em inglês, Digital Single Lens Reflex), segundo o que diz o site de dicas e curso de fotografia da Canon:

“Em linhas gerais isso quer dizer que as câmeras DSLR têm um sistema de espelho único interno que envia ao viewfinder – local onde encaixamos o olho para fotografar – a exata imagem que está sendo captada pela lente”.

Isto é, esse tipo de câmera possui uma espécie de espelho no seu interior, onde a imagem real que será captada pela câmera é enviada diretamente para o visor. Isso equivale a ver, em tempo real, pela tela da minha câmera a imagem que realmente será fotografada naquele momento.  Na nossa aula, você verá mais detalhes sobre as DSLR. 

5 – CÂMERAS MIRRORLESS 

Como seu próprio nome diz, as câmeras mirrorless não possuem o espelho que citamos acima, como no caso das DSLR. Ou seja, a imagem será diretamente capturada pelo visor da câmera, de modo eletrônico. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre tipo de câmera fotográfica, acessando a lista completa de aulas do nosso curso. 

Aula e conteúdo por Fernando Vitolo 

Matéria escrita por Carlos Augusto Júnior