Varig Varig Varig
Você já ouviu falar na famosa Varig, uma das primeiras companhias aéreas do país? No décimo segundo episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo, que já foi comparada diversas vezes à Pan American World Airways, maior companhia aérea do mundo. O conteúdo está realmente imperdível. Confira!
Assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!
Afinal, qual a história da Varig?
Fundada no ano de 1927, a Viação Aérea Rio-Grandense, conhecida nacionalmente apenas como Varig, foi uma companhia aérea brasileira, que iniciou suas atividades no município de Porto Alegre, atual capital do estado do Rio Grande do Sul, pelo alemão Otto Ernst Meyer. A empresa ficou conhecida como uma das primeiras companhias aéreas do Brasil.
Outro dado relevante sobre a empresa mostra que a Varig, entre as décadas de 1960 e 1980, foi uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo, ao que foi comparada diversas vezes com a Pan American World Airways – maior companhia aérea do mundo na época. A empresa também se tornou bastante reconhecida no território brasileiro, devido ao seu serviço de bordo de grande qualidade, ao se observar em todas as três classes, sem exceção. Durante esse tempo, a Varig fazia rotas para diversos outros continentes, como, por exemplo, a América, Europa, África e Ásia. De início, foram utilizados os Lockheed Constellation e Douglas DC-6, posteriormente os Boeing 707 e Sud Aviation Caravelle e finalmente com os Douglas DC-10 e Boeing 747.
Após ter entrado com processo de recuperação na justiça, em 20 de julho de 2006, a empresa teve sua parte estrutural e financeiramente equilibrada vendida para a Varig Logística através da constituição da razão social VRG Linhas Aéreas. Em 9 de abril de 2007, a empresa compradora fora cedida à companhia Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Pelo fato de não conseguir realizar voos com a própria marca, a Fundação Ruben Berta, administradora da companhia, teve que criar uma nova marca, chamada Flex Linhas Aéreas. A empresa chegou a operar voos regulares comissionados pela Gol, porém acabou entrando em falência no mesmo dia do decreto da falência da Varig.
Como ocorreu a expansão da Varig no mercado aeronáutico?
Veja abaixo, em detalhes, como a Varig conseguiu expandir os seus negócios e serviços no mercado de aviação brasileiro, que até então era bastante limitado e com um começo bem tímido. Vale lembrar que, durante a Segunda Guerra Militar, os primeiros aviões chegaram em 1946 e operaram até à década de 1970, sem sofrer qualquer acidente ou incidente grave. Esses aviões permitiram à Varig uma rápida expansão, chegando a operar rotas para os remotos aeródromos da região nordeste
- Em agosto de 1942 a Varig fez seu primeiro voo internacional, ligando Porto Alegre a Montevidéu, utilizando um De Havilland DH-89 Dragon Rapide.
- A partir de 1946 apresentou sua maior expansão de todos os tempos. Com o final da Segunda Guerra Mundial, aviões eram encontrados a preços baixíssimos no mercado, quando adquiriu equipamentos importantes, como o Douglas DC-3 e o Curtiss C-46.
- Em 1955 chegaram os primeiros Lockheed Constellation, e, com eles, a Varig inaugurou a sua rota mais longa até então, que ligava Porto Alegre a Nova Iorque com escalas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Santo Domingo. Estas aeronaves operaram até a década de 1960, quando foram substituídos pelos Boeing 707.
Quais foram os principais jatos lançados pela empresa?
A Varig teve seus primeiros jatos comerciais da história da aviação lançados em 1959. O primeiro deles foi o Sud Aviation Caravelle, que logo entrou em operação, sendo empregado nas rotas para Nova Iorque. Já no ano de 1960, eles foram substituídos pelos Boeing 707, um dos modelos que mais contribuiu para o crescimento da empresa, com vinte aeronaves na frota. Porém, os índices de segurança atestam que eles eram de má qualidade, já que sete aeronaves sofreram acidentes com perda total, cerca de 35% da frota. Esse último modelo chegou a operar até o final da década de 1980, ano em que foi substituído pelo Douglas DC-10.
No ano de 1961, a Varig comprou a Real Aerovias, que foi considerada a maior companhia brasileira neste mercado doméstico. A partir dessa incorporação, a frota da empresa praticamente dobrou e com ela vieram novos tipos, como os Convair 340, Convair 440, novos Lockheed Constellation e Douglas DC-6, que também foram empregados nas rotas domésticas de longo curso e internacionais. Um fato relevante nesta história toda é que sua aquisição também trouxe o Convair 990, então os jatos mais rápidos do mundo, empregados nas rotas para Lima, Caracas, Cidade do México, Los Angeles e Miami.
Conheça o NEH! PODCAST
O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre a Varig, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior