White Balance

Este artigo faz parte de um curso completo de fotografia e totalmente gratuito, desenvolvido e ministrado por Fernando Vitolo. Para ter acesso a todas as aulas, basta acessar a página e aproveitar essa grande oportunidade. 

Você sabe o que é o “White Balance” e qual a sua finalidade? Nesta décima quinta aula, vamos conversar justamente sobre esse assunto. Na nossa vídeo-aula, também é possível encontrar mais informações acerca desse mesmo tema.

O QUE “WHITE BALANCE”?

Traduzindo para o português, o termo significa “Balanço de branco” e está relacionado com o ajuste e a correção de cores na sua fotografia. Para que possamos entender isso mais claramente, é importante lembrar que a luz tem vários tons de cor e às vezes a sua fotografia pode não representá-las com tanta veracidade. Sem um balanço de branco, a foto de uma determinada paisagem, objetos e até mesmo o tom de pele ou outros elementos de uma pessoa podem ser alterados.

ILUMINAÇÃO NATURAL X ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL

Existem dois tipos diferentes de iluminação. Uma delas é a iluminação natural , que tem o sol como sua fonte principal, e a outra é a iluminação artificial que  refere a  todas as outras fontes de luz e muitas vezes vem acompanhada de uma mescla de cores. 

Além disso, essas fontes de luz também vêm acompanhadas de uma certa temperatura de cor. Muitas vezes, quando a nossa câmera está no modo automático, uma fotografia tirada em um mesmo ambiente pode se apresentar mais amarelada ou mais azulada e isso acontece justamente porque a câmera tenta realizar um balanço de branco automático, mas acaba dando prioridade a uma certa temperatura de cor. 

POR QUE É TÃO IMPORTANTE APRENDER SOBRE O “WHITE BALANCE”?

Como citamos anteriormente, ao não ajudar as cores reais que deverão ser captadas pela nossa câmera fotográfica, podemos correr um grande risco: alterarmos a tonalidade da pele das pessoas, dando a ela um tom mais artificial que natural. No caso de um fotógrafo de moda, por exemplo, isso se torna ainda mais necessário de ser exercitado, uma vez que as cores de uma determinada roupa ou a cor de uma pessoa têm que estar de acordo com a realidade, a menos que a proposta da fotografia ou do ensaio seja outra. 

COMO CORRIGIR O BALANÇO DOS BRANCOS?

Como citado na aula por Fernando Vitolo, nas câmeras analógicas, eram comumente utilizados filtros coloridos para fazer a correção de cor. Já no caso das câmeras fotográficas digitais, temos recursos de filtros da própria máquina. 

Em modelos da Canon, por exemplo, o filtro “fluorescente” serviria para corrigir o balanço de branco em locais mais esverdeados, já que esse filtro aplica uma cor magenta na imagem. Também temos o filtro “flash”, que seria aplicado em um ambiente com luz branca, enquanto o “automático” iria regular o balanço automaticamente. Ainda há o “personalizado” que permite ao fotógrafo direcionar a câmera para um tom de branco e ajustar o ” white balance” a partir dele. 

Além dessas opções, outra bastante interessante seria utilizar o “Kelvin”, que mede a frequência de temperatura da luz. Assim, quanto menor for o valor estipulado, mais quente será a temperatura e quanto maior o valor, mais fria ela será. Já o filtro “Luz solar” não aplica nenhum filtro, uma vez que a luz do sol já é branca. Por outro lado, os filtros “sombra e nublado” aplicariam um filtro amarelado, já que a sombra e céu nublado apresentam tons mais azuis. Por fim, o filtro “incandescente”, que possui tom mais amarelado, utilizaria um filtro azulado para equilibrar a frequência de tonalidades.     

SEMPRE PRATIQUE!  

Portanto, como qualquer outra prática na fotografia, saber utilizar um correto balanço de brancos dependerá de muita prática. A sua experiência como fotógrafo também te facilitará a utilizar corretamente o white balance. Por isso, comece a fazer testes e perceber como esse recurso muda inteiramente as qualidades da nossa fotografia. Além disso, também vai te ajudar a não perder tempo na pós-produção. 

Gostou deste artigo? Para entender melhor sobre o assunto, assista ao vídeo desta aula quantas vezes forem necessárias e não esqueça de se inscrever no canal para ter acesso a todas as aulas, gratuitamente. Fique sempre por dentro das novidades!

Aula e conteúdo por Fernando Vitolo 

Matéria escrita por Carlos Augusto Júnior