Zippo
Você já imaginou ter um isqueiro recarregável, para usar sempre que precisar, sem que precise jogar o velho fora? Essa foi a grande sacada da Zippo em 1932, quando nem o computador era um artigo doméstico tão difundido como é hoje. Para entender mais a história desta grande marca, leia este artigo e entenda tudo sobre a Zippo.
Assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o Neh podcast!
Conteúdo do artigo:
-
O que é a Zippo?
-
Qual o diferencial da Zippo?
-
Surgimento da marca: uma única ideia e o começo de um grande empreendimento.
-
História: isqueiro que atravessou guerras.
-
Quanto custa um isqueiro da Zippo?
-
Conheça o Neh Podcast!
O que é a Zippo?
A Zippo Manufacturing Company é mundialmente conhecida pelo seu isqueiro metálico recarregável. Os isqueiros já foram criados para ser colecionáveis e desde 1980 milhares de modelos do produto vêm sendo produzidos até hoje.
Os isqueiros Zippo são famosos pelo seu formato, geralmente retangular. Eles também possuem uma tampa com dobradiça. A ferramenta permite que a tampa se abra e se feche com uma pequena boca de maçarico, de onde sai a chama.
Ao contrário dos isqueiros de plástico, que são descartáveis, os isqueiros Zippo são recarregados com fluído líquido para isqueiros (hidrocarboneto isoparafínico sintético).
Para carregar o recipiente, basta remover o componente interno da capa metálica. Em seguida, é preciso encharcar, com fluido para isqueiros, o miolo sintético que segura um pavio. Tanto o pavio, quanto a pedra que produz a faísca, podem ser substituídas.
Qual é o diferencial da Zippo?
O grande diferencial da Zippo é a duração e resistência da chama. O isqueiro Zippo foi inventado para ser “à prova de vento”. Ele é capaz de permanecer aceso mesmo em péssimas condições climáticas.
Além disso, o Zippo também ganha outro importante reconhecimento. Com design inconfundível e seu som de “click” ao ser aberto, o isqueiro passou a ser não só um objeto de desejo, como também um item de colecionador.
Surgimento da marca: uma única ideia e o começo de um grande empreendimento
A marca possui um surgimento interessante. Tudo começou nos Estados Unidos, na cidade de Bradford, que fica localizada no estado da Pensilvânia. Na década de 30, George Grand Blaisdell, fundador da marca, ao ver um conhecido usando um isqueiro austríaco, decidiu investir suas últimas economias no isqueiro.
Porém, o modelo austríaco tinha um design atrasado, na concepção de George. Da marca Binga, o isqueiro era de boa qualidade e não se apagava com o vento, mas sua estrutura feita de metal costumava amassar com facilidade.
Além disso, pode ser um pouco pesado, a pessoa deveria usar as duas mãos para acendê-lo. Ao perceber isso, George Blaisdell adquiriu os direitos da marca e reprojetou o isqueiro para ficar mais leve. Agora seria possível acendê-lo com apenas uma mão.
No início do novo empreendimento, o nome inicial da marca de Blaisdell era para ser “Clic-clac”, em alusão ao som feito durante o uso. Mas por já existir outras marcas com o mesmo nome, a marca acabou sendo chamada de Zippo, em 1933. E há quem não saiba, mas o nome da marca é inspirado nos zíperes, outra famosa criação da época.
História: isqueiro que atravessou guerras
Os isqueiros da Zippo ficaram muito famosos entre os militares norte-americanos, especialmente na época da Segunda Guerra Mundial. Naquele tempo, toda a produção da Zippo era destinada às forças armadas Aliadas. O mesmo aconteceu durante a Guerra do Vietnã.
Além do mais, os isqueiros Zippo também ficaram internacionalmente conhecidos por oferecer garantia ilimitada aos clientes. Ou seja, se um isqueiro Zippo quebrar ou apresentar algum defeito, independente do tempo de uso ou dos donos do antigo isqueiro, a companhia irá substituí-lo ou repará-lo gratuitamente.
A capa metálica do isqueiro é a única parte do Zippo que não é coberta pela garantia. Outro detalhe é que a maneira como o Zippo é construído torna muito difícil apagar sua chama tentando soprá-la. O jeito correto de fazê-lo é fechando sua tampa. Fechar a tampa de um Zippo rapidamente produz um clique alto, pelo qual o Zippo é conhecido.
Quanto custa um isqueiro Zippo?
Um Zippo pode custar de US$13 a mais de US$3000, dependendo da raridade e da matéria-prima. No site oficial da loja, você pode encontrar diversos tipos de isqueiros, desde os modelos que são à prova de vento, tubo, vela, utilitário, tocha, dentre vários outros.
Para quem colecionar, também encontrará diversos modelos que são colecionáveis. Alguns são ilustrados com música ou bandas de rock, jogos, customizados e há também os tradicionais para quem gosta de modelos mais padrão.
Conheça o NEH! PODCAST
O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre o Banco do Brasil, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior